Artigos

Vamos fazer um Planejamento Estratégico?

18/12/2024
Vamos fazer um Planejamento Estratégico?

Você deve estar se perguntando se vamos falar sobre planejamento novamente nesse período do ano e a resposta é sim!

E, provavelmente ainda falaremos muito, pois é de extrema relevância para uma organização. Sem ele, uma empresa não sabe para onde está indo de fato, não tem objetivos nem metas, e se tem, não tem nem ideia de como chegar até elas.

Isso é um problema? Mesmo que você diga que não é um problema pra você, nós consideramos um problema sim! Sem um planejamento sua empresa não alcança todo seu potencial produtivo, não explora todas as suas possibilidades de negócio, entre tantos outros.

Tipos de Planejamento

Existem tipos diferentes de planejamento que podem ser utilizados de acordo com as necessidades de sua empresa.

Planejamento estratégico de negócios: é focado em negócios específicos, podendo estar voltado a obter vantagens competitivas em um setor específico do mercado.

Planejamento estratégico corporativo: mais utilizado para planos gerais de uma corporação, funcionando como um guia para os demais planos das áreas e está diretamente relacionado à missão da empresa. Seu principal objetivo é contribuir para que a empresa mantenha metas alinhadas para alcançar seus objetivos e ficar no topo do seu nicho de mercado.

E, por falar em demais planejamentos, existem também o Planejamento Tático, que tem o intuito de apoiar o planejamento estratégico e dar suporte ao que foi planejado, contendo planos específicos para dar ação ao Planejamento Estratégico.

Já o Plano Operacional está focado nas funções que devem ser executadas e costuma ser desenvolvido por supervisores, líderes de equipe e até facilitadores com o intuito de apoiar o Planejamento Tático.

Isso não significa que sua empresa precisará fazer todos os tipos de planejamento existentes, mas, é importante saber quais as opções em casos de necessidades, não é mesmo?

Ferramentas para facilitar o Planejamento Estratégico

Além de conhecer os tipos de planejamento, também é imprescindível contar com ferramentas de apoio para construir de forma assertiva o planejamento da organização.

Apesar de não parecer, a Missão, Visão e Valores da empresa são de extrema importância e é preciso defini-los antes de começar o planejamento, pois são considerados a base.

Mas, se sua empresa ainda não possui essas três etapas iniciais definidas, aí vai a dica para facilitar: missão é o propósito e as motivações da existência da empresa; a visão é onde a empresa deseja chegar e qual o prazo planejado para chegar lá; já os valores se equivalem aos ideais, posicionamento ético, atitudes e crenças da empresa diante do mercado e do seu público-alvo.

Feito isso, existem outras ferramentas capazes de contribuir para maior eficácia deste planejamento, como é o caso da Análise SWOT que possibilita um diagnóstico preciso considerando todos os detalhes do negócio.

Esta metodologia SWOT elenca as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa, detalhes esses que devem ser considerados no Planejamento Estratégico e no cenário geral.

As 5 Forças de Porter também podem ser utilizadas na elaboração do Planejamento Estratégico, com o intuito de avaliar a concorrência, pois considera as ameaças de substituição, ameaça de nova entrada, poder de negociação do cliente, poder do fornecedor e a rivalidade competitiva.

O BSC, por sua vez, é uma metodologia muito difundida e conceituada, também utilizada aqui na Interact Solutions. Ela considera 4 perspectivas fixas para obter uma visão balanceada de toda a empresa, considerando os objetivos estratégicos e sua relação de causa e efeito entre eles.

As perspectivas consideradas pelo BSC são: financeira, de clientes, de aprendizado e de processos internos.

Para facilitar a criação dos objetivos, a metodologia OKR’s pode contribuir de maneira significativa, pois orienta a criação de objetivos com base em três fatores: objetivo – descrição detalhada dos objetivos da empresa; resultados chave – com métricas e metas estabelecidas que irão garantir o alcance dos objetivos; e as iniciativas, que são as ações necessárias para que os objetivos sejam atingidos.

Caso não se adapte com OKR’s, também existe a metodologia SMART, que contribuir para definição de metas inteligentes, mensuráveis, atingíveis e relevantes, ideal para aquelas que precisam de um prazo determinado.

Tudo pode ficar ainda mais fácil com um software

Muitas ferramentas podem ser utilizadas na construção do Planejamento Estratégico de uma organização, porém, quando estão todas agrupadas e disponíveis em um único software fica muito mais fácil.

Além disso, torna mais prático o monitoramento constante das metas e ações ao longo do período de vigência.

Entre os principais benefícios da utilização de um software, destacamos o compartilhamento de informações, integração de ferramentas, atualização de informações em tempo real, facilidade de uso e, um dos principais: a segurança dos dados.

O Interact Suite SA, por exemplo, permite que o planejamento seja acessado por todos os usuários, bem como os planos de ação a fim de manter as atualizações sempre em dia. Permite também o acompanhamento do andamento das metas em tempo real, além de disponibilizar ferramentas pautadas nas metodologias de planejamento como BSC, OKR’s, Análise SWOT, entre muitas outras.

Acesse nosso site e saiba mais sobre o Interact Suite SA e os módulos disponíveis para alavancar seu planejamento.

Bônus: Erros comuns no Planejamento Estratégico

Para que o planejamento do próximo ano fique ainda mais assertivo, separamos alguns dos principais erros cometidos para que você possa associar às dicas citadas acima e construir um Planejamento Estratégico de sucesso!

– Não envolver a equipe nessa construção faz com que os colaboradores não se sintam parte e, consequentemente, não estarão comprometidos com as metas e ações.

– A falta de transparência tanto no processo do planejamento quanto na elaboração das metas também é um fator responsável pela desmotivação. A transparência confere à organização mais confiança e seriedade das entregas.

– De nada adianta fazer o planejamento e não acompanhar o andamento das ações e metas propostas, pois um plano feito apenas para protocolo e ser arquivado na gaveta não é capaz de gerar resultados. Quando acompanhado periodicamente há possibilidade de identificar melhorias e aplica-las em tempo de impactar positivamente nos resultados.

 

Autor:

 

Bianca Wermann

Jornalista, Analista de Comunicação e Marketing da Interact Solutions

compartilhe
o conteúdo

Inscreva-se em nossa newsletter