Artigos

Tudo que você precisa saber sobre Compliance 4.0

16/09/2024
Tudo que você precisa saber sobre Compliance 4.0

Que o Compliance é essencial para sua empresa você já deve saber, mas tem conseguido acompanhar as mudanças dos últimos anos que o tornaram ainda mais completo e eficiente?

A principal estratégia contra problemas relacionados à corrupção e falhas de conduta humana também vem sofrendo influência da Indústria 4.0 e necessitou ser atualizada, passando a ser Compliance 4.0.

O que é Compliance 4.0?

Compliance 4.0 nada mais é que a nova forma de aplicar o Compliance em sua empresa, atendendo as necessidades da Indústria e da Gestão 4.0.

Entre as principais mudanças está a gestão de uma grande quantidade de informações, além das novas tecnologias que abriram caminhos, tanto de oportunidades quanto de riscos, que precisam ser administrados de forma equilibrada.

Para atender as novas necessidades, o controle de fraudes, por exemplo, precisou ser redobrado, utilizando sistemas de análises para cruzamento de dados e mapeamento de padrões, como é o caso de fraudes via PIX.

A inteligência artificial passa a integrar plataformas de onboarding com o intuito de auxiliar nos princípios que alinham ao Conheça seu Cliente, Conheça seu Fornecedor, Conheça Sua Transação, entre outros. Aqui também entra o Big Data no Due Dilligence, aumentando a qualidade das pesquisas de integridade e reputação.

E é claro que as informações e dados se tornam mais vulneráveis diante de toda a tecnologia utilizada. Mas, nem por isso que a LGPD deixará de ser observada, tanto que a utilização de criptografias passa a ser implementada em movimentações de dados e suas conformidades em relação à lei.

A garantia de controle de acesso às informações também fica por conta das novas tecnologias de OCR – Optical Character Recognition ou reconhecimento óptico de caracteres.

Atualmente o mundo exige que as empresas estejam com seus processos cada vez mais alinhados, com informações organizadas e gerenciadas. Não há mais espaço para erro e fazer o Compliance pela metade continuará não sendo suficiente.

Desafios enfrentados pelas empresas

A tecnologia, neste caso, pode ser encarada como algo positivo, mas na maioria das empresas também pode se tornar um desafio, podendo ser necessário primeiro implementar uma Transformação Digital completa na empresa para que então possa chegar a esta nova versão do Compliance.

As principais tecnologias utilizadas envolvem análise de dados, armazenamento em nuvem, automações, big data, inteligência artificial, Business Intelligence, robótica, blockchain, metaverso, etc.

Outro desafio associado à rápida mudança de cenários está na capacitação dos colaboradores e equipes que irão trabalhar diariamente com o Compliance. Apesar de falarmos tanto de tecnologia, o ser humano que ficará por trás dela é cada vez mais essencial.

Então, para driblar os desafios relacionados à gestão de equipe, a cultura organizacional e treinamentos constantes devem ser considerados poderosos aliados.

Tecnologia é a chave para o sucesso

Os novos padrões da indústria exigem melhorias na produtividade e eficiência dos processos, automação de processos, processamento de dados, comunicação, conectividade, constância e inovação.

Da mesma forma, sem esses aspectos, não é possível implementar um Compliance totalmente efetivo, focado em mitigar as falhas.

Por isso, contar com um software para Governança e Compliance garantirá uma política eficaz. Afinal, de nada adianta ter bons Códigos de Ética e Conduta sem uma ferramenta para monitorá-lo.

O Compliance precisa integrar, preferencialmente de forma automatizada, a Governança Corporativa, Gestão de Riscos, Controles Internos, normas e legislações, auditorias, Canal de Denúncia, entre outros.

A solução GRC – Governança, Riscos e Compliance do Interact Suite SA é um bom exemplo disso, pois é capaz de transformar de forma significativa o desenvolvimento da cultura, sustentabilidade e fortalecimento de marca da organização.

Além disso, atende aos modelos e metodologias mundialmente utilizados como a ISO 9000, ISO 31000, PMBOK, SOX – Sarbanes Oxley, U.S Sentencing Guidelines, Norma Australiana AS 3806, LEC e Controladoria-Geral da União.

Seus módulos são capazes de executar uma gestão segura e transparente com a prática de auditorias através de workflow flexível e dinâmico, adaptando-se aos diversos modelos de negócio.

Quer conhecer mais sobre a solução? Acesse nosso site e, em caso de dúvidas, contate nossa equipe.

 

Autora:

 

 

Bianca Wermann

Jornalista, Analista de Comunicação e Marketing da Interact Solutions.

compartilhe
o conteúdo

Inscreva-se em nossa newsletter