
Até poderíamos iniciar este artigo dizendo que fazer as coisas da mesma forma que estamos fazendo há muitos anos não é um problema. Porém, diante do cenário atual, das constantes mudanças do mercado, da alta exigência dos consumidores e de tantas empresas dispostas a apresentar novas propostas de mercado, isso se torna impossível.
É preciso se abrir para novas oportunidades e perceber essas mudanças constantes como uma oportunidade de explorar melhor a capacidade do seu negócio para entregar as melhores soluções para seus clientes.
A inovação pode se tornar uma poderosa aliada para entender as reais necessidades das pessoas e criar soluções diferentes. E o uso da palavra “diferente” aqui não se emprega como sinônimo de revolucionário, mas sim com intuito de passar a ser eficiente.
Porém, as mudanças não ocorrem de uma hora para outra. O primeiro passo é a implementação de uma cultura de inovação, estabelecer metas e objetivos claros para entender e utilizar métricas reais.
Por que se tornar uma empresa inovadora?
Assim como já vimos em outros artigos aqui do blog, o centro do negócio mudou e passou a ser o cliente. Empresas estão focadas em oferecer novas experiências para um público muito mais exigente, que está em busca da resolução de seus problemas e não só de comprar algo ou contratar um serviço.
Empresas que não conseguem atender as necessidades dos clientes e lidar com a velocidade das mudanças tem grandes chances de se tornar obsoletas. Inserir a inovação em seus processos e em sua cultura irá garantir que se mantenham capazes de competir igualmente em seus segmentos.
Organizações que investem em inovação, além de contarem com todas as vantagens proporcionadas, também passam a ser percebidas pelo mercado com outros olhos, tornando a marca mais valiosa, moderna e dinâmica.
A lucratividade passa a ser impactada de forma positiva, pois a otimização de processos leva à redução de custos, diminuição de desperdícios e ao aumento da eficiência operacional. Logo, os recursos passam a ser utilizados de forma adequada para gerar resultados positivos.
Em alguns casos, ser uma empresa inovadora pode acarretar na identificação de novos produtos e serviços para o portfólio, criando novas oportunidades de negócio.
Afinal, a inovação amplia os horizontes do negócio, permitindo que os envolvidos estejam sempre atentos às tendências de mercado e novas tecnologias, enquanto que as lideranças devem estar abertas a novas soluções.
Como se tornar inovador?
Para que possamos buscar outras dicas de como tonar o seu negócio inovador é preciso entender os 4P’s da Inovação.
– Propósito: o objetivo pelo qual você quer inovar, por exemplo: geração de valor, aumento da competitividade no mercado, etc.
– Processos: é a forma correta de como a inovação deve ser executada para cumprir seu propósito.
– Pessoas: são o centro, a razão pela qual queremos inovar em nossos serviços ou soluções, sejam elas os clientes, gestores, colaboradores, parceiros ou comunidade.
– Política: regras e diretrizes para que a inovação seja implantada e alcance seu potencial por completo de acordo com o planejamento.
A partir disso, o primeiro passo é focar na cultura organizacional, para que se fortaleça focada na inovação. Para isso, capacitações serão necessárias em todos os níveis, desde a alta liderança. Promover o acesso à informação de forma democrática abrirá espaço para que todos compartilhem suas ideias.
Estimular a colaboração entre os colaboradores e as diversidades também fomenta a inovação. Equipes diferentes e com ideias diferentes tendem a gerar soluções mais criativas e eficazes.
A pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços é uma área que merece investimento, tanto de mão de obra quanto financeiro, para que o processo esteja alinhado e consiga captar as informações necessárias e dados referentes ao mercado para que as novas soluções sejam pensadas e pautadas em dados.
E, por falar em dados, adotar novas tecnologias tornou-se indispensável para que a coleta de dados seja assertiva. Como saber se um produto ou serviço está sendo eficiente? Como saber onde otimizar se não tenho relatórios de processos? Um software de gestão reunirá todas as informações pertinentes para que a inovação seja realmente implementada e possamos medir seus resultados.
Sem saber onde estávamos e medir periodicamente ao longo do caminho não temos como saber se estamos mais próximos de nossos objetivos, daí a inovação passa a ser abstrata e você poderá perder tempo e dinheiro. O processo de Gestão da Inovação deve sair da teoria e deve ir para a prática pautada em dados sólidos e confiáveis.
Sistema de Gestão para sua Estratégia de Inovação
Contar com um sistema de gestão é imprescindível para estabelecer uma estratégia de inovação e, consequentemente, uma cultura de inovação.
O Interact Suite SA é mais que um software, é uma revolução nas estratégias e operações de sua empresa, pois permite transformar sua gestão por completo, impactando em todas as áreas e otimizando todos os processos. Logo, já será possível ver resultados incríveis antes mesmo de implantar a inovação.
A plataforma é modular e projetada para atender a todas as etapas da gestão, desde o nível estratégico até o operacional.
É o produto mais completo para aprimorar uma governança corporativa, oferecendo soluções integradas que impulsionam a eficiência e a transparência em sua empresa.
A segurança de suas informações e tomada de decisão passará a ser de alta performance, do jeito que sua empresa merece.
Com mais de 25 anos de atuação no mercado, a Interact está presente em organizações governamentais e privadas, e as aplicações passam por atualizações regulares para garantir a usabilidade, segurança e atendimento às necessidades do mercado.
E, se sua empresa tem necessidades específicas, o Interact Suite SA é flexível e personalizável.
Acesse nosso site e conheça nossos módulos disponíveis.
Transforme a gestão da sua empresa e impulsione a inovação com o Interact Suite SA.