Você já ouviu falar sobre ESG? Se ainda não, este é o momento de buscar conhecer mais sobre a solução, afinal, para uma empresa se manter no mercado não basta apenas alcançar bons resultados financeiros. Agora, é preciso melhorar as práticas sociais e sustentáveis.
Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2020, revelou que “cerca de três em cada dez brasileiros estão dispostos a pagar mais caro por produtos ambientalmente corretos”, ou seja, com baixa emissão de poluentes e resíduos.
Da mesma forma, as marcas que se mostram preocupadas com a qualidade de vida e de trabalho de todos os envolvidos, ganham a preferência do consumidor.
Mas o que isso tem a ver com o ESG?
Tudo! ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance, que pode ser traduzida como um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança.
Diz respeito as ações adotadas por uma empresa para atuar de maneira mais sustentável, ambiental e socialmente, e com boas práticas administrativas.
• Ambiental: inclui o gerenciamento de resíduos, a gestão da poluição gerada nas operações, o desmatamento, o uso de fontes renováveis e outros atributos relacionados a sustentabilidade.
• Social: diz respeito as relações sociais de uma empresa. Isto inclui o relacionamento com funcionários, a gestão de conflitos, a igualdade de gênero, a segurança e a saúde de todos.
• Governança: está mais ligado a área de gestão. Envolve políticas de administração, conduta corporativa, práticas anticorrupção, canais de denúncias, auditorias e outros.
E como o ESG influencia nos negócios?
Com a mudança de comportamento do consumidor e as temáticas globais que pautam a rotina das pessoas, o ESG ganhou maior destaque entre os gestores e investidores.
A exemplo, a urgência em combater as mudanças climáticas foi um dos mobilizadores dos últimos anos. De acordo com as Nações Unidas, para limitar o aquecimento global, espera-se que as emissões de carbono dos níveis pré-industriais sejam reduzidas em 45% até 2030. E esta é uma das questões diretamente relacionadas ao ESG.
Outro ponto importante é o lado social. As empresas precisam conhecer seus funcionários e fazer com que eles se sintam bem dentro de sua rotina de trabalho. Isso inclui fornecer ambientes e equipamentos seguros, dignos, valorizar a equipe e incentivar a capacitação de cada membro.
Hoje já se sabe que marcas que priorizam tais questões têm maiores chances de atingir a estabilidade e lucratividade a longo prazo. Por isso, “atuar de acordo com padrões ESG amplia a competitividade do setor empresarial, seja no mercado interno ou no exterior” (Pacto Global).
A análise de riscos e as tomadas de decisões ficam mais claras com esse processo, o que torna a empresa mais sólida e resiliente diante das incertezas e vulnerabilidades do mercado.
Quer aplicar o ESG na sua empresa?
Confira a solução ESG da Interact. Com ela você vai fortalecer os princípios de governança corporativa, com geração de valor ao seu negócio e fortalecimento da reputação de sua marca.