Falamos muito em processos, projetos e metodologias para Gestão Estratégica e, para que tudo isso aconteça dentro de uma organização, é preciso contar que os colaboradores estejam engajados com seus valores e cultura organizacional.
Um dos principais responsáveis pelo alinhamento do time interno é o Desenvolvimento Humano, popularmente chamado de DH ou RH. Existem inúmeras práticas adotadas pela área para alinhar os colaboradores de uma empresa e mantê-los engajados ao longo de sua trajetória profissional.
Uma delas é o Plano de Desenvolvimento Individual – PDI, ferramenta que auxilia no desenvolvimento de colaboradores, capaz de correlacionar o desenvolvimento pessoal e profissional ao longo de sua trajetória dentro da empresa.
O assunto não é novo. Por volta de 1980 Michael Morgan McCall, Michael Lombardo e Robert Eichinger fizeram pesquisas e descobriram que a motivação é essencial para o desenvolvimento humano. A partir daí criaram um modelo de aprendizado que colocava o colaborador como protagonista de seu próprio aprendizado, demonstrando que o mesmo precisa da participação ativa nessa evolução para alcançar objetivos positivos e aprendizados significativos.
Desde então, foram aprimorando vários métodos e metodologias para aplicar a ferramenta, considerando a quantidade de benefícios que pode proporcionar para as empresas que a adotam.
Vantagens de utilizar o PDI
O Plano de Desenvolvimento Individual traz benefícios tanto para a organização quanto para colaboradores.
Colaboradores motivados, por exemplo, tendem a ser mais produtivos, contribuindo diretamente para os resultados da empresa. Outro impacto positivo é na retenção de talentos, pois colaboradores que se sentem valorizados e percebem investimento de tempo ou dinheiro em seu desenvolvimento, tendem a permanecer.
Contribui para o desenvolvimento da força de trabalho da empresa, que se torna mais qualificada para as entregas aos clientes. Como consequência disso, a organização passa a se posicionar melhor no mercado, adaptando-se de forma rápida às necessidades e ao crescimento sustentável.
Por conta do PDI, os colaboradores conseguem identificar seus objetivos profissionais com mais clareza, pois seus líderes auxiliam no senso de direção de sua carreira dentro da empresa.
Permite também que a equipe identifique as habilidades individuais que precisam ser melhoradas, sugerindo um caminho a ser seguido para adquiri-las através de treinamentos e desenvolvimento. Consequentemente, o profissional irá perceber de forma mais clara sua evolução e o quanto ainda falta para chegar na posição desejada.
Resumindo, a empresa colhe os benefícios relacionados à produtividade, retenção de talentos e progresso contínuo através dos resultados positivos e do desenvolvimento de seus colaboradores: todos saem ganhando!
5W2H aplicada ao PDI
Para que um Plano de Desenvolvimento Individual seja eficaz é preciso elabora-lo de forma específica e personalizada para cada colaborador, pensando nas atividades de acordo com os respectivos cargos.
Para auxiliar na identificação das competências e habilidades a serem desenvolvidas e criar um PDI claro e objetivo, podemos utilizar a ferramenta 5W2H.
Você pode até estar se perguntando o motivo de considerarmos “Quanto custa”, mas trata-se de uma informação importante. Cada PDI irá resultar não só em estratégias, mas também em ações que podem demandar recursos financeiros.
E, já que o PDI será bem feito com o auxilio de ferramentas para torna-lo mais claro e estratégico, é imprescindível adotar tecnologias e softwares que contem com o serviço de Avaliação de Desempenho, que é a forma mais adequada para medir os avanços do Plano de Desenvolvimento Individual.
Desafios enfrentados
Entre os principais desafios enfrentados, tanto ao implantar a prática quanto ao longo de sua aplicação, destacamos a zona de conforto que, por vezes, é vista como um lugar de segurança na carreira profissional.
Pode haver resistência por parte dos colaboradores, contudo, nada que um trabalho de cultura não possa contribuir, desmistificando crenças limitantes e demais limites impostos por si mesmos. Evoluir é um processo e exige desapego, disciplina e aceitação de riscos.
Quando não usamos ferramentas como o 5W2H, o PDI pode não ser tão assertivo, resultando em metas descoladas da realidade. As metas e objetivos estabelecidos precisam ser viáveis dentro da situação atual da empresa e do colaborador.
E, já que falamos das metas, elas precisam refletir o planejamento de carreira do colaborador, para que possa não só melhorar seu desempenho na função atual, mas almejando as posições futuras. Afinal, metas vazias e sem propósito não são capazes de gerar engajamento.
Porém, não é só de engajamento que se vive, os ingredientes secretos para colocar as ações em prática são a disciplina e o comprometimento com a própria carreira e seu desenvolvimento profissional.
Por fim, para dar certo, é preciso de acompanhamento, considerada a etapa mais difícil do PDI. Por estar associado ao feedback, o conjunto precisa ser bem executado, caso contrário poderá impactar no progresso, desmotivando as pessoas envolvidas.
Mais uma vez, aconselha-se que a etapa de acompanhamento e feedback conte com soluções tecnológicas, capazes de oferecer análises e relatórios, proporcionando exatidão, objetividade e agilidade no monitoramento de grande volume de informações.
Interact Suite SA e a Gestão de Desenvolvimento Humano e Profissional
A solução em tecnologia da Interact focada na Gestão do Desenvolvimento Humano e Profissional garante a automatização, gerenciamento e melhoria contínua dos processos que envolvem os colaboradores da organização.
Capaz de ser integrado aos outros módulos, este conta com a automação de Gestão por Competências, Controle do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), Controle de Desempenho dos Colaboradores, Organização e Controle de Treinamento e Capacitações e muito mais.
E, se você quiser fazer toda a gestão de pessoas e captação de novos talentos, o Interact Suite SA também oferece análise e ranking diversos, banco de talentos e matriz nine box, avaliações qualitativas e quantitativas de colaboradores e automação do planejamento estratégico e operacional corporativo e área de RH.
Acesse nosso site e entenda como o Interact Suite SA pode elevar sua área de Desenvolvimento Humano.
Autora:
Bianca Wermann
Jornalista, Analista de Comunicação e Marketing da Interact Solutions.