Artigos

O poder da Cultura Organizacional

14/10/2024
O poder da Cultura Organizacional

De acordo com o dicionário, cultura é um complexo de atividades, instituições, padrões sociais ligados à criação e difusão das belas-artes, ciências humanas e afins. Já a Cultura Organizacional não difere muito disso, apenas está adaptada à realidade de uma organização.

Pode ser definida como um conjunto de valores, crenças, normas, rituais, histórias e tabus que moldam a identidade de uma empresa e orientam o comportamento dos seus colaboradores.

Trata-se da forma como as pessoas interagem entre si em um ambiente organizacional e como esse ambiente e suas respectivas interações evoluem e se consolidam.

Esse aspecto é muito valorizado pelas organizações, pois quando sua cultura está enfraquecida todas as áreas da organização sentirão seus impactos e seu crescimento passa por um período de estagnação.

Por outro lado, quando está fortalecida, todas as áreas usufruem dos benefícios e ainda fica mais fácil de implementar melhorias constantes e passar por períodos de crescimento exponencial.

Vantagens de uma Cultura Organizacional consolidada

A Cultura Organizacional está relacionada diretamente à visão que os empreendedores tinham lá no início da empresa, o que os motivou e o que fez com que eles acreditassem no negócio. Logo, a cultura da empresa não é de responsabilidade exclusiva da área de Desenvolvimento Humano, a alta liderança também precisa fazer parte para que todos os colaboradores sejam engajados em seus valores e ideais.

Uma cultura consolidada faz com que a organização se destaque positivamente no mercado de trabalho, por exemplo, atraindo profissionais capacitados tanto nas softskills quanto no conhecimento técnico.

Ainda neste aspecto, impacta na satisfação dos colaboradores devida à sensação de pertencimento. Com um alinhamento claro e uma comunicação objetiva, reflexos da cultura, torna-se muito mais fácil entender onde a empresa quer chegar e direcionar seus esforços de forma conjunta para alcança-los.

E, como pessoas são a essência de nossas organizações, sua satisfação irá impactar diretamente nos processos organizacionais, tornando-os mais ágeis, no aumento da produtividade, facilidade na tomada de decisões, consolidação da marca e aspectos competitivos no mercado e, consequentemente, na satisfação dos clientes.

Como fortalecer a Cultura Organizacional

Para começar é preciso identificar qual a cultura atual, como é percebida pelos colaboradores e demais públicos de relacionamento e especificar quais as mudanças necessárias para chegar no padrão ou estilo de Cultura Organizacional almejado.

E, já que falamos disso, é preciso ter clareza e definição do tipo de cultura que se almeja para a empresa, caso contrário, as mudanças nunca serão assertivas.

Isso não significa que a cultura precisará por uma transformação completa, lembre-se de validar o que já possuem e identificar os pontos fortes para reforço.

Outro ponto bem importante é validar e reforçar os comportamentos e práticas esperados dos colaboradores através de diretrizes, códigos de conduta e políticas organizacionais que sejam do conhecimento e fácil acesso de todos.

Como já mencionado anteriormente, os líderes possuem papel crucial nesta construção e fortalecimento, pois serão os responsáveis por disseminá-la por toda a organização e servirão de exemplo.

E, para alinhar a prática com a teoria, é preciso criar indicadores e métricas para avaliar o progresso da Cultura Organizacional, a pesquisa de clima pode ser uma boa ferramenta.

A relação entre o Planejamento Estratégico e a Cultura

Para que a Cultura Organizacional seja fortalecida, a empresa precisa conhecer a fundo e ter clareza quanto sua missão, visão e valores. Sem isso, teremos uma equipe engajada, sem saber para onde ir nem qual caminho seguir.

E, quando mencionamos “Conhecer” e “Ter clareza”, não quer dizer saber repeti-las ou tê-las expostas em todas as paredes da empresa e wallpapers dos computadores. Precisa fazer parte das atividades diárias e acompanhar através de indicadores.

Contar com um software para fazer esse gerenciamento pode refletir positivamente no fortalecimento da Cultura Organizacional. A Interact, por exemplo, conta com o módulo SA Governance Manager, para fazer a Governança Corporativa e a Gestão Organizacional.

Acesse nosso site e conheça nossas soluções.

Não confunda Cultura Organizacional com Clima Organizacional

Ambos os conceitos parecem bem semelhantes, porém, possuem diferenças. A Cultura Organizacional, como já mencionado, é o conjunto de diretrizes para que os colaboradores possam compreender padrões e condutas esperados pela empresa, como valores e propósitos.

Já o Clima Organizacional está relacionado ao ambiente de trabalho e como os colaboradores se sentem quanto às condições de trabalho oferecidas pela empresa.

Na prática, a principal diferença é que a cultura pode passar por alterações com intuito exclusivo de recuperar a motivação dos colaboradores. Já a outra está mais relacionada ao negócio em si de forma estratégica.

Cases de empresas que se destacam pela Cultura Organizacional

Uma das empresas mais conhecidas por sua Cultura Organizacional é o Google, pois possui características bem modernas, faz o gerenciamento de pessoas de forma despojada, proporciona um ambiente descontraído e forma de trabalho flexível, além de estratégias motivacionais. O objetivo principal da Cultura do Google é buscar a colaboração entre todos os funcionários.

A Netflix é outro case de sucesso, que começou como uma locadora de vídeos e a percepção de negócio de seus fundadores permitiu que se transformasse atualmente em uma gigante do streaming. Como o foco da empresa é nos valores e nas habilidades de cada colaborador, sua cultura organizacional foi imprescindível na concretização das mudanças necessárias.

Graças a Cultura Organizacional, a Magazine Luiza promoveu a horizontalização em sua empresa, colocando os colaboradores mais próximos das lideranças, valorizando a criatividade, diálogo e desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Autora:

 

 

Bianca Wermann

Jornalista, Analista de Comunicação e Marketing da Interact Solutions.

compartilhe
o conteúdo

Inscreva-se em nossa newsletter