As áreas de Gestão por Processos e Gestão de Projetos têm muito mais em comum do que a palavra “Gestão” e, quando utilizadas de forma integrada nas organizações, proporcionam inúmeros benefícios.
A Gestão por Processos é um conjunto de práticas cujo objetivo principal é buscar o aperfeiçoamento contínuo de processos organizacionais de uma empresa. Já a Gestão de Projetos é o conjunto de metodologias, ferramentas e conhecimentos para garantir que os resultados sejam alcançados.
Processos ou Projetos?
Para que possamos entender como funcionam bem juntos, é preciso identificar suas diferenças.
E o que ambos têm em comum?
Apesar de uma estar pautada nos processos e a outra em projetos, ambas possuem foco na geração de valor do negócio.
Por conta da crescente digitalização e inovações propostas pelas empresas, os ciclos de melhorias contínuas de produtos e serviços estão cada vez mais recorrentes, para que possam atender às novas necessidades do mercado.
É aí que a Gestão de Projetos assume como importante aliada, propiciando um ambiente e estruturas com recursos para implementar as mudanças necessárias, apontadas pela Gestão por Processos.
A combinação do que há de melhor nas duas permite a implementação de melhorias de forma mais eficiente, proporcionando um monitoramento adequado e, consequentemente, a realização dos objetivos estratégicos da empresa.
Por outro lado, processos bem desenhados e definidos fornecem uma base sólida para a execução de projetos, principalmente os projetos relacionados à inovação.
Por que fazer essa gestão integrada?
A atuação conjunta das duas áreas, gera maior sinergia entre todas as áreas da organização, além de aumentar a transparência quanto ao andamento de projetos e quais serão seus impactos nos processos da empresa.
Outro ponto positivo gerado a partir dessa integração, são processos alinhados aos objetivos estratégicos da organização, refletidos nos projetos.
Uma maior colaboração entre os objetivos estratégicos da organização e seus processos diários também foi percebida, garantindo que todas as áreas trabalhem em sintonia.
Proporciona às empresas mais agilidade na adaptação de mudanças do mercado, bem como nas demandas de clientes. E, por falar em clientes, processos e projetos andando juntos permite a oferta de um atendimento mais ágil e personalizado, impactando diretamente na satisfação dos mesmos.
Por fim, a melhoria contínua, resultado dessa integração, permite que as empresas executem suas atividades de forma mais eficiente, reduzindo desperdícios tanto de tempo quanto de recursos.
Escritório 3P’s
Pensando nessa integração, a Interact acrescentou o planejamento aos processos e projetos e oferece a solução Escritório 3P’s, contendo ferramentas capazes de automatizarem estes três escritórios para viabilizar o alinhamento da estratégia e da operação das organizações.
Nesta solução você encontra os módulos SA Governance Manager, SA Process Manager e SA Project Manager, integrando as três áreas em um único software com fácil integração com sistemas de ERP, CRM e BI.
Além disso, está em plena conformidade com as principais diretrizes das áreas como, por exemplo, BPM CBOK, PMBOK, GPD e BSC.
Acesse nosso site e saiba mais.
Autora:
Bianca Wermann
Jornalista, Analista de Comunicação e Marketing da Interact Solutions.