Neste período do ano começam a surgir muitas matérias, vídeos e até aulas sobre as tendências dos mais variados assuntos e áreas da gestão de negócios e empreendedorismo para o próximo ano.
Se você já foi impactado por esses conteúdos, provavelmente já leu sobre ESG e sua importância para os negócios, principalmente nos próximos anos.
Mas, o que tem de tão especial nessa sigla composta por 3 letras que pode mudar o futuro do seu negócio?
Contexto histórico do ESG
A sigla ESG, Environmental, social and Governance (traduzida para ambiental, social e governança), se relaciona a mensuração da performance de uma organização nestes três pilares.
E, apesar de ter se destacado mais nos últimos anos, o termo surgiu em 2004 em publicação do Banco Mundial em conjunto com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas e outras instituições financeiras de 9 países, a Who Cares Wins.
Essa publicação foi resultado de uma provocação do secretário-geral da ONU na época, com o intuito de obter respostas sobre como integrar fatores ESG ao mercado de capitais.
A partir daí, estabeleceu-se bases de investimento sustentável, que segue sendo uma temática urgente.
Essa urgência dos últimos anos se deu em função de um fator importante: segundo um relatório da consultoria PwC, até 2025 todos os ativos da Europa estarão em fundos que consideram os critérios ESG.
Antes disso, as empresas não consideravam o ESG um investimento favorável, afinal o que ganhariam com isso? Agora, os fundos de investimentos passaram a se preocupar com esse aspecto, obrigando as empresas a planejarem seu futuro e pensarem na sustentabilidade, tanto do mundo quanto do próprio negócio.
Caso contrário, podem se considerar fora do mercado financeiro, seja ela pequena, média ou grande.
Então, ESG e Sustentabilidade são a mesma coisa?
O termo Sustentabilidade normalmente está relacionado aos impactos de uma empresa no meio ambiente a sua volta e em como estará a longo prazo. Então, o ESG está sim associado à Sustentabilidade, porém, não possuem o mesmo significado.
A Sustentabilidade se refere ao macro ambiente, relacionando governos empresas e países. Seu conceito é mais amplo e de alcance a longo prazo, pois foca nas oportunidades e em uma agenda ampla para a sociedade e públicos envolvidos.
Já o ESG está relacionado às práticas internas da empresa, é mais específico e mensurável, pois seu foco é diminuir riscos. Logo, suas práticas atuam transformando valores e propósitos em ações efetivas, garantindo dados e informações confiáveis para investidores e consumidores.
Resumindo, as empresas que buscam ser sustentáveis precisam tornar-se protagonistas nos pilares e propósitos do ESG.
ESG na sua empresa
Você já implantou o ESG na sua empresa? Apesar da resposta ser positiva ou negativa, existem alguns aspectos a serem considerados.
Lembre-se que você pode não ter implantado propriamente o ESG, mas já praticá-lo em sua rotina sem nem mesmo saber. Mas, por outro lado, você pode ter implantado oficialmente e estar deixando de lado a essência de seu conceito, o que faz com que não esteja praticando seus pilares.
As práticas ESG precisam fazer parte da rotina e da cultura organizacional da empresa. A alta liderança da empresa precisa estudar e acreditar nessas premissas, só assim os demais líderes e colaboradores conseguirão internalizar sua importância.
De nada adianta ter boas práticas de gestão de resíduos, sem considerar as políticas e práticas de administração e governança, ou o impacto de sua empresa na sociedade e comunidade na qual está inserida.
Para recapitular, no pilar do Meio Ambiente (E de Environment), considera a interação da organização com seu meio ambiente, quais suas fontes de energia, tratamento de resíduos e descartes, emissões de carbono, entre outros aspectos.
No pilar de Sociedade (S de Social), são analisados os aspectos nos quais a organização impacta a sociedade ou comunidade na qual está inserida, sua relação com colaboradores, segurança, saúde e diversidade do quadro de colaboradores.
Por fim, no pilar de Governança (G de Governance), focamos nas políticas e práticas de governança, diversidade nos conselhos e lideranças, processos contábeis, adoção e práticas da LGPD, entre outros.
ESG com o Interact Suite SA
Aqui na Interact levamos muito a sério o ESG, tanto que oferecemos uma solução completa para que as empresas possam fazer a gestão do programa.
Trata-se de uma solução que permite sistematizar o planejamento estratégico e operacional, com visualização integrada dos resultados corporativos através de mapas estratégicos, indicadores de desempenho e planos de ação.
Com as ferramentas disponíveis no Interact Suite SA, seu negócio terá mais clareza nas práticas sociais de inclusão, alinhamento do planejamento estratégico, alinhamento da transparência na gestão de dados, ajustes com as principais diretrizes e ratings internacionais de ESG e muito mais.
Acesse nosso site e saiba mais sobre a solução ESG.
Autora:
Bianca Wermann
Jornalista, Analista de Comunicação e Marketing da Interact Solutions.