Apesar da sigla possuir apenas três letras, traduz três temáticas de grande peso que devem ser incorporadas no dia a dia de todas as empresas: ambiental, social e governança.
Surgiu como tendência, mas acabou ficando de vez no mundo corporativo por suas práticas relacionadas à preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial. As práticas de ESG se tornaram um grande diferencial no mercado e acabaram atraindo mais investidores para esses negócios.
Além disso, o ESG contribui na diminuição de riscos jurídicos, trabalhistas e relacionados a fraudes, na redução dos custos operacionais e no ganho de produtividade, na fidelização de clientes que valorizam o consumo de produtos e serviços sustentáveis, influencia positivamente na reputação da marca, permite o acesse entre linhas de créditos verde, na atração e retenção de talentos, entre outros.
O maior erro dessa área é acreditar que se referem apenas ao meio ambiente, esquecendo das demais letras desta sigla, e assim acreditar que já faz tudo que é possível para atender aos seus critérios.
Contudo, referem-se também às práticas e princípios adotados na empresa no que diz respeito à relação com seus públicos de relacionamento, inclusive colaboradores. Em outras palavras, estar em conformidade com os direitos trabalhistas, valorizar a saúde e segurança no ambiente de trabalho e apoiar a diversidade e inclusão. Outro aspecto considerado é a forma como a empresa realiza a gestão de seus processos, com foco na transparência.
E, assim como as outras temáticas relacionadas à administração e gestão de empresas, o ESG tem sido fortemente influenciado pela tecnologia, inteligência artificial, internet das coisas e todos os outros aspectos inovadores que proporcionam maior transparência e rentabilidade do negócio.
Diante disso, quais as tendências de ESG para os próximos anos?
– O uso de Inteligência Artificial generativa será muito debatido, especialmente na área de cibersegurança.
– Um estudo realizado pela consultoria Deloitte, revelou que 94% das empresas brasileiras têm percebido as práticas de diversidade, equidade e inclusão como benéficas para aos negócios e contribuem significativamente para a inovação, geração de valor e para a qualidade da força de trabalho. Logo, isso tende a ficar cada mais vez próximo da realidade também na prática.
– E já que falamos sobre esse assunto, entra em pauta a importância do bem-estar dos colaboradores, tornando-se importante ouvir atentamente às necessidades dos mesmos para contribuir na promoção da saúde física e mental.
– Por conta do reconhecimento de valor por parte do mercado, as empresas podem se preparar para o crescimento de mecanismos de avaliação e engajamento das práticas ESG, considerando não apenas a implementação das boas práticas, mas também todo o processo de gestão da sustentabilidade.
– Como consequência do item anterior, será necessária a implantação de comitês para o monitoramento constante do impacto das operações da empresa em que questões ambientais, sociais e de governança. Isso inclui a coleta de dados e análises de KPI’s.
– Falando em coletas de dados, a transformação digital para a sustentabilidade nunca esteve tão em alta. A incorporação de tecnologias inovadoras e softwares de mensuração e relatórios aprimorados passam a ser uma crescente diante das necessidades de avaliar o impacto real das ações sustentáveis.
Soluções da Interact
A Interact possui uma solução completa para a gestão do seu programa de ESG. Com ele você poderá sistematizar o planejamento estratégico e operacional em sua empresa, com visualização integrada dos resultados corporativos através dos mapas estratégicos, indicadores de desempenho e planos de ação.
Com ela você vai fortalecer os princípios de governança corporativa, com geração de valor ao seu negócio e fortalecimento da reputação de sua marca.
Autora:
Bianca Wermann
Jornalista, Analista de Comunicação e Marketing da Interact Solutions.