Estratégias claras e bem definidas são fundamentais para que uma empresa se destaque no mercado. E nada melhor do que usar os livros como fonte de inspiração para descobrir novas técnicas e ter insights que melhoram a sua performance.
Entre obras clássicas e contemporâneas, há uma infinidade de livros sobre gestão estratégica que podem te ajudar a atingir os objetivos de forma mais rápida e eficiente. Por isso, convidamos nosso diretor da Interact Latam, Fernando Estrada, para listar oito volumes que vão transformar a sua maneira de atuar no mercado de trabalho.
Confira os livros sobre gestão estratégica:
1) A Estratégia em Ação – Robert S. Kaplan / David P. Norton
Entender como os grandes executivos utilizam o Balanced Scorecard é o foco desta obra de Kaplan e Norton. Nela, os autores revelam como o sistema é capaz de orientar o desempenho e canalizar energias, habilidades e conhecimentos específicos de cada indivíduo, em prol da realização de metas de longo prazo.
2) O planejamento estratégico governamental – Jackson De Toni
Uma reflexão crítica sobre métodos, técnicas e instrumentos de planejamento e elaboração de projetos no setor público x privado. Jackson De Toni observa momentos históricos para relatar porque que as práticas relacionadas ao planejamento estratégico estiveram sempre mais presentes no setor privado que no público.
3) Mapas Estratégicos: Balanced Scorecard – Robert S. Kaplan / David P. Norton
Com exemplos reais os autores mostram como o Balanced Scorecard pode ser utilizado como um sistema de gestão estratégica. Mostram como criar mapas sob medida (que permitem às organizações ter mais agilidade e sucesso), alinhar os investimentos e a importância de expor as lacunas na estratégia vigente para adotar medidas corretivas imediatas.
4) En la estratégia está el êxito – Constantinos Markides
Este livro se baseia na premissa de que as empresas precisam se permitir criar e explorar novas posições estratégicas para alavancar os negócios. Para tanto, elas devem fazer três perguntas básicas, afim de encontrar o caminho do sucesso. São elas:
– Quem devo visar como cliente?
– Quais produtos ou serviços devo oferecer a eles?
– Como devo fazer isso com eficiência?
Tendo as respostas em mãos, Markides acredita que é possível transformar as estratégias de negócios.
5) Estratégia competitiva – Michael E. Porter
Um clássico de Porter que mostra como importantes ferramentas competitivas interferem no posicionamento estratégico de uma empresa. O autor analisa a complexidade da competição na indústria e oferece uma nova perspectiva em relação a como o lucro é criado e dividido.
6) Arquitetura de TI como estratégia empresarial – Jeanne W. Ross / Peter Weill / David C. Robertson
Ter uma infraestrutura de TI e processos comerciais digitalizados que automatizem as capacidades centrais da empresa faz total diferença nos resultados. E é isso que Ross, Weill e Robertson comprovam nesta obra.
Em “A Arquitetura de TI como Estratégia Empresarial”, os autores mostram como algumas das mais bem-sucedidas empresas do mundo não apenas a sobreviveram a disputa global acirrada, mas sim prosperaram.
7) Safári de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico – Henry Mintzberg / Bruce Ahlstrand / Joseph Lampel
Os maiores pensadores da administração da atualidade se reuniram para criar um guia para os profissionais que se sentem desnorteados com a quantidade de informações que cercam o mundo do planejamento estratégico.
O “Safári de Estratégia” traz de forma sintetizada a essência das 10 principais escolas do pensamento estratégico, suas vantagens e desvantagens. Apresenta as principais ferramentas a serem consideradas nas formulações e reformulações internas, com destaque para as especificidades e ambientes em que cada organização se encontra.
8) A quinta disciplina – Peter M. Senge
Considerado pelo Financial Times como um dos cinco maiores livros de negócios do mundo, “A quinta disciplina” foi publicado pela primeira vez em 1990. Desde então, revolucionou o modo de gerenciar as empresas com técnicas imprescindíveis para uma organização de sucesso.
O livro traz programas de aprendizagem baseados em cinco importantes “disciplinas”: domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico. Além disso, a nova edição possui uma sessão inédita com cases de sucesso baseado na técnica.