O Método BSC (Balanced Scorecard) foi criado nos anos 90, durante o período da Revolução Industrial, pelos professores Robert Kaplan e David Norton. Surgiu diante da necessidade de mostrar outra perspectiva em relação ao sucesso de um negócio, não sendo necessário focar apenas em indicadores financeiros e contábeis.
A visão 360º do negócio é um dos princípios que diferencia o BSC das demais metodologias de gestão. Além da perspectiva financeira, contempla também objetivos estratégicos para clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.
Para entender melhor a abordagem das perspectivas, você pode ler nosso artigo “BSC e o Interact Suite SA”.
Aplicando o BSC na prática
A primeira etapa da implantação é a criação do Planejamento ou Mapa Estratégico, contemplando os 4 aspectos citados acima, a definição de ações e suas relações com os objetivos, entre outras informações.
É uma representação visual dos objetivos estratégicos almejados em cada perspectiva, proporcionando melhor visibilidade para a estratégia e facilitando o monitoramento.
Este planejamento precisa elencar 3 a 4 temas estratégicos, dentro das perspectivas do BSC, para trabalhar ao longo do período estabelecido, pois não será possível trabalhar todos os pontos necessários em um só período. Para facilitar, separamos alguns exemplos de temas: internacionalização da empresa, expansão da fábrica, excelência operacional, etc.
A definição destes temas é imprescindível para estabelecermos prioridades e também criarmos os objetivos estratégicos, nos auxiliando a especificar o que queremos no quesito internacionalização, por exemplo.
Na etapa de criação de objetivos estratégicos é importante que todas as áreas que participarão das atividades sejam envolvidas, garantindo que as expectativas estejam alinhadas.
Após a criação dos objetivos, é preciso atribuir metas e indicadores a eles, para que possamos acompanhar o desempenho das ações realizadas. Precisamos entender se estamos ficando mais próximos de nossas metas, caso contrário, é possível reavaliar as ações.
Objetivos e indicadores estabelecidos, é o momento de propor ações que serão realizadas para que os objetivos do planejamento possam ser alcançados. Essas ações podem ser isoladas ou organizadas em formato de projetos, para facilitar a identificação de responsáveis e sua execução.
Feito isso, seu BSC está pronto!
E agora?
Na teoria parece bem simples, é só seguir os passos descritos e o BSC estará pronto. Porém, na hora de botar em prática, a dúvida que não quer calar é: onde organizamos todas essas informações?
Existem várias formas de organizar e acompanhar o BSC de uma empresa, pode ser feito através de planilhas, documentos e, se quiser, até no papel. Mas, podemos imaginar o quão complicado seria administrar tudo isso de forma tradicional.
O BSC serve para trazer resultados positivos, logo precisa de um acompanhamento periódico, tanto de suas ações quanto de seus objetivos e indicadores. E, os fundadores da Interact pensavam da mesma forma, por isso, criaram o Interact Suite SA e o SA Governance Manager.
Com ele, basta alimentar as informações, fazer as configurações necessárias e tudo que você precisa estará à um clique. Bem mais fácil que uma planilha, né?
Vantagens de usar um software para BSC
Os softwares para BSC tem como objetivo traduzir a estratégia da empresa em um sistema de monitoramento para execução da mesma através de uma comunicação eficiente, permitindo aprimorá-la com segurança e facilidade.
Como o planejamento estratégico envolve toda as áreas de uma organização, utilizar um software para centralizar as informações facilita o acesso dos colaboradores aos seus objetivos e andamento da estratégia como um todo. Essa visão online permite o acompanhamento do desempenho das áreas, permitindo a comparação entre os objetivos já alinhados.
Além disso, melhora a comunicação entre os colaboradores, estimula o comprometimento e reduz o volume de informações para análise, pois os indicadores previamente configurados já reúnem todos os dados necessários para avaliação.
Os softwares também contribuem para melhorar o desempenho da empresa, aumenta o alinhamento nas operações e facilita o acesso às informações.
Seus impactos vão além da eficiência na gestão, garantindo que normas internas e externas sejam atendidas, como a LPDG, Compliance e, inclusive, ESG.
Aspectos considerados ao escolher um software
Os softwares de gestão precisam ter algumas funcionalidades básicas para que sejam realmente eficientes, entre elas a busca ágil e prática de informações, apesar da grande quantidade de dados.
A criação de atas de reuniões e repositórios de documentos também é uma funcionalidade relevante, centralizando tudo em uma única ferramenta.
A integração com ferramentas de gestão de ações e projetos permite o acompanhamento em tempo real de indicadores e planos de ação.
Existem outros aspectos a serem considerados, contudo, o decisivo para a contratação do software é a segurança das informações ali armazenadas. Considere quais são as medidas de segurança adotadas pela ferramenta.
SA Governance Manager
Este módulo do Interact Suite SA é considerado o módulo chave para governança corporativa, pois integrado aos demais módulos, executa com muita competência uma gestão de excelência.
Possibilita a estruturação completa do planejamento estratégico e operacional, está alinhado à metodologia de gestão Gerenciamento por Diretrizes, garante a gestão e o controle de indicadores-chave de desempenho e possui integração com os principais sistemas de ERP, CRM e BI.
A ferramenta conta com um sistema de comunicação automática de mensagens e agenda pessoal, atende completamente à metodologia BSC e permite um gerenciamento integrado de eventos de análise crítica.
Também conta com ferramentas complementares para facilitar a gestão de sua empresa como o SA Análise BAM, SA Análise de Porquês, SA Análise SWOT, SA Assinatura Digital, SA Bow Tie, SA Ishikawa, entre outros.
Acesse nosso site e conheça mais sobre o SA Governance Manager e suas facilidades.
Autora:
Bianca Wermann
Jornalista, Analista de Comunicação e Marketing da Interact Solutions.