O Planejamento Estratégico de uma empresa tem como objetivo definir a direção que ela deseja caminhar, quais os objetivos e metas a serem alcançados, entre outros aspectos. Apesar de não existir uma periodicidade correta para ser refeito, costuma ser um planejamento a longo prazo, podendo variar entre 3 a 4 anos.
Contudo, para que seja efetivo, precisa fazer parte do dia a dia dos colaboradores e suas respectivas áreas. É aí que surge a necessidade do planejamento anual, relembrando os objetivos gerais e traçando ações e estratégias para que as metas do Planejamento Estratégico fiquem cada vez mais próximas de serem alcançadas dentro do prazo previsto.
Esta ferramenta também irá nortear as atividades e metas do respectivo ano, aproximando-se da realidade diária de cada área. Afinal, colaboradores que sabem o porquê de suas atividades e conhecem as metas da empresa são mais engajados, aumentando assim o sucesso da empresa.
O que considerar:
- Planejamento Estratégico: a base do planejamento anual é o planejamento estratégico, revisite-o e relembre quais os objetivos macro estabelecidos;
- Planejamento do ano anterior: analise o que foi feito no ano anterior, reflita sobre o que deu certo e o que pode ser melhorado. As metas estabelecidas foram alcançadas?
- Tendências: consultar tendências de seu mercado de atuação podem aprimorar e otimizar seu planejamento para o próximo ano. A Inteligência Artificial, por exemplo, foi uma tendência do ano passado que segue presente para o próximo ano. Já pensou em como ela pode contribuir para alcançar seus objetivos?
- Concorrência: lembre-se de observar o que seus concorrentes estão fazendo, por que não se inspirar em ações legais que eles veem desenvolvendo?
- Mercado: estude o mercado, acompanhe seus movimentos e mapeie cenários. Quanto mais preparado você estiver, menos imprevistos poderão afetar o desenvolvimento de sua empresa ao longo do ano.
Planejamento anual na prática
Para que o planejamento anual reflita a realidade cotidiana da empresa, envolva os colaboradores ou coordenadores e comece analisando a situação atual, tanto do mercado quanto da organização e das áreas.
Oportunize um momento de brainstorm, onde os colaboradores possam também contribuir com suas opiniões e feedbacks, agregando sugestões de melhorias. Afinal, eles participam ativamente do dia a dia e podem trazer um ponto de vista ainda não observado anteriormente.
Com o intuito de aprimorar o planejamento, utilize a Matriz Swot do Planejamento Estratégico e, se preferir, faça uma nova análise a partir das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças deste próximo ano.
Para a definição de metas e objetivos, uma alternativa para melhor organizar e separar as metas por trimestre é a metodologia OKR. Objectives and Key Results (OKR) é um sistema de metas conhecido por sua reavaliação recorrente e pela colaboração de pessoas para convergir as metas globais da organização.
Mas, depois de feito, o que fazer com este planejamento? Nada de deixar arquivado, revisite mensalmente e verifique o andamento das metas. Lembre-se que se sua empresa possui uma ferramenta, como a Suite SA, o acesso a esse controle é muito mais fácil e prático!
Se você gostou deste conteúdo, recomendamos também:
Erros Comuns na Gestão de Indicadores
Ferramentas de Gestão para aumentar seus resultados
Autor:
Bianca Wermann
Jornalista, Analista de Comunicação e Marketing da Interact Solutions