
Tudo começou em 1970, quando empresas começaram a integrar processos de negócios em um único sistema de computador. Assim, surgiram os primeiros Sistemas de Gestão ERP. Na década seguinte o mercado introduziu novos conceitos e ferramentas de Gestão da Produção. E, finalmente em 1990 houve um salto nas redes de computadores e os softwares de gestão se tornaram uma ferramenta de controle indispensável nas grandes corporações.
A diferença de lá pra cá e que as tecnologias permitiram aperfeiçoar esses sistemas de acordo com as necessidades atuais. Hoje não são só as grandes corporações que precisam adotar um Sistema de Gestão, mas empresas de todos os tamanhos que desejam alcançar seu maior nível de eficiência.
E se você está se perguntando o que é um Sistema de Gestão, vamos simplificar. Sistema de Gestão é um software que conta com recursos para organizar, integrar, controlar, monitorar e automatizar as operações de uma organização.
Sua principal função é facilitar as complexidades envolvidas em administrar um negócio, fornecendo tudo que a empresa precisa para organizar de forma transparente o relacionamento interno e externo com clientes, acompanhar o progresso de projetos e processos e também garantir a precisão dos dados.
Nada mais é que uma visão em números e informações do que está acontecendo no dia a dia da organização e orientações de como ela deveria funcionar. Armazena seu planejamento estratégico, controla sua gestão financeira, acompanha o andamento de suas metas, entre outros.
Por que você precisa de um Sistema de Gestão?
Utilizar um Sistema de Gestão garante mais transparência e integração ao negócio, pois é capaz de registrar todas as operações realizadas na organização. Todos os dados lançados podem ser consultados e monitorados, bem como os processos que passam por ele.
Essas informações estão disponíveis a todas as pessoas necessárias, de acordo com suas permissões e necessidades de utilização, sempre respeitando a LGPD e reforçando a segurança dos dados.
Como o software ficará responsável por organizar e otimizar os processos, que consomem tempo e recursos, todas as atividades cotidianas costumam ser impactadas, tornando-se mais eficientes
Neste caso, o mapeamento de processos identificará quais processos podem ser automatizados, reduzindo as burocracias e minimizando os obstáculos que costumam impactar em custos e tempo.
As automatizações contribuem para um gerenciamento inteligente do negócio, melhorando fluxos de trabalho e permitindo que os colaboradores possam se focar em atividades estratégicas.
Todas essas informações geradas, resultam na produção de indicadores de desempenho com estatísticas, gráficos, análise de cenários e tudo mais que é necessário para que os líderes possam tomar decisões baseadas em dados.
Esse tipo de decisão se torna mais assertiva, ágil e eficiente, permitindo uma análise geral do negócio, checagem de processos e desempenho, além de estimular a melhoria contínua.
Todos os aspectos citados acima já parecem suficientes, contudo, uma empresa que conta com um Sistema de Gestão tem ainda mais chances de estar alinhada às legislações fiscais. Afinal, os parâmetros do software já são programados com base nas exigências fiscais, contábeis, financeiras, etc.
A redução de custos também será resultado de todos os benefícios, inclusive, de acordo com pesquisas é uma das principais razões pela qual empresas investem neste tipo de tecnologia.
Por fim, todos os benefícios citados até agora, refletem de forma direta nos clientes e na experiência que vivenciam com a marca, pois irá simplificar os processos de contato e também facilitará o entendimento de suas necessidades, entregando produtos e serviços com muito mais qualidade.
Com um Sistema de Gestão sua empresa estará pronta para crescer de forma exponencial, seja qual for seu tamanho.
Tendências para a área
É claro que os softwares de gestão criados em 1970 já passaram por muitas atualizações e atualmente estão muito mais modernos e adaptados às necessidades, principalmente no âmbito tecnológico.
A principal e mais recente melhoria é a utilização da Inteligência Artificial, otimizando e facilitando tarefas e análises, permitindo o estudo de uma quantidade maior de dados, entre outros.
Outra tendência é a automação de processos que, apesar de não ser uma possibilidade tão recente, ainda é pouco explorada pelas organizações. Agora a automação está no centro da transformação da área, não sendo mais necessária a intervenção manual em todos os processos, com intuito de otimizar o tempo dos colaboradores para que se foquem na estratégia.
E, ao contrário do que se pensa, essa tendência se estenderá para pequenas e médias empresas que passarão a profissionalizar sua gestão. Agora não existe mais a cultura de que a tecnologia é só para os grandes. Os pequenos e médios podem e devem utilizar a tecnologia para aprimorar suas entregas.
Até porque a experiência do cliente segue sendo o centro das atenções em todos os nichos e um Sistema de Gestão pode contribuir muito para melhoria das experiências proporcionadas pela marca.
A gestão e a análise dos dados também tendem a passar por melhorias, fazendo com que todos os recursos do software de gestão sejam explorados ao máximo. São os dados coletados e analisados estrategicamente que contribuirão para manter a empresa competitiva no mercado, entre outros aspectos.
Conheça o Sistema de Gestão da Interact
O Interact Suite SA é o Sistema de Gestão oferecido pela Interact. O software é formado por aplicações modulares que compõem o portfólio principal de produtos da empresa, oferecendo soluções completas para a governança corporativa.
Mais do que um software, é uma revolução na forma como as empresas gerenciam suas operações e estratégia. Projetada para atender a todas as etapas da gestão, desde o nível estratégico até operacional é um dos produtos mais completos do mercado.
O Interact Suite SA garante a otimização do tempo e maior disponibilidade de informação, permite decisões mais assertivas e ágeis, identifica o estágio de maturidade da gestão do negócio e também propõem recursos que vão elevar o nível decisório estratégico com eficiência operacional.
Através das metodologias associadas aos seus respectivos módulos é capaz de promover a descentralização dos processos, afinal, as melhores práticas de gestão devem ser facilmente disseminadas para que o aprendizado das equipes seja consistente.
A Interact conta com uma equipe específica para auxiliar na aplicação e personalização do software de acordo com o segmento da empresa, tornando-o adaptável e totalmente personalizável para atender necessidades exclusivas de seu negócio.
Alguns módulos já contam com as utilizações de Inteligência Artificial, permitindo aos usuários uma gestão ainda mais eficiente e proativa, seguindo as tendências de mercado.
Conheça o Interact Suite SA e transforme a gestão empresarial da sua empresa!