Artigos

A Importância da Gestão de Riscos para Agronegócios

24/09/2024
A Importância da Gestão de Riscos para Agronegócios

Apesar de todos os segmentos necessitarem de uma gestão eficiente de riscos, o agronegócio precisa mapear, controlar e, quando possível, mitigar seus riscos com muito mais ênfase, pois seus resultados são impactados diretamente por eles.

E, muitas vezes, os riscos que mais geram impactos são aqueles que nem sempre podem ser controlados, como o clima, pragas, entre outros. Logo, é preciso de estratégias e planos de contingência para contornar as situações e garantir resultados positivos apesar de tudo.

Os principais riscos enfrentados são o risco climático, risco de mercado devido à volatilidade, risco de crédito para investimentos, pois há possibilidade de inadimplência; riscos sanitários relacionados a doenças e pragas, risco de logística e regulatório.

Minimizando as chances de resultados não satisfatórios

A sustentabilidade do agronegócio e da agroindústria estão intimamente relacionadas à capacidade de mitigar os riscos ou então estar preparado para enfrenta-los. Para isso, uma Gestão de Riscos Eficiente deve ser implementada.

Mas, para que isso ocorra, é preciso começar o processo identificando quais são os riscos através da análise de dados e histórico de informações coletadas por seu negócio. Assim você poderá mapear padrões comportamentais, tanto de clima quanto de mercado.

Essa identificação pode ser realizada com o auxilio de ferramentas como Diagrama de Ishikawa, Simulação de Cenários e Matriz Swot, por exemplo.

Feito isso é preciso classificar o risco de acordo com seus impactos, separando-os entre aqueles que podem ser extintos, controlados ou mitigados, identificando a prioridade de cada um deles.

Neste momento também devemos considerar a probabilidade em que esse risco tem de acontecer: qual a facilidade que ele tem de se tornar real?

E quanto ao impacto causado se o risco de fato se concretizar? Assim como a probabilidade, o impacto também deve ser mapeado, entendendo quais suas consequências e/ou prejuízos.

Esse indicador pode ser facilmente encontrado através da Análise BIA, também conhecida como Análise de Impacto do Negócio, responsável por identificar e avaliar os efeitos da interrupção do negócio para possibilitar o planejamento de medidas de contingência.

Os planos de ação, por sua vez, fazem parte das medidas de contingência, priorizando os maiores riscos e pautando a criação da estratégia de resposta do negócio.

Para que os planos de ação possam ser realizados na hora certa, é preciso descrevê-los de forma clara, contendo ações específicas e realizáveis, com ganhos rápidos. E, assim como os demais planos de ação do negócio, o 5W2H pode ser uma ferramenta muito importante nessa etapa.

Feito isso, parece que a Gestão de Riscos está bem estruturada. Porém, não existe eficiência sem o monitoramento contínuo a fim de identificar se os riscos permanecem os mesmos, seus impactos e prioridades seguem iguais e se os planos de ação ainda são úteis para essas situações mapeadas.

Os Indicadores Chave de Desempenho, KPI’S, podem tornar mensurável a implantação de mecanismos de monitoramento e controle, fornecendo informações relevantes para a tomada de decisão durante essa etapa que é contínua.

Interact te ajuda na Gestão de Riscos

O Interact Suite SA conta com um módulo exclusivo para fazer a Gestão de Riscos de empresas de todos os segmentos.

Com ele, seu agronegócio poderá identificar, analisar e auditar as práticas de controle, com o intuito de evitar a materialização dos riscos estratégicos, de processos, financeiros, climáticos, e muito mais.

O módulo também conta com ferramentas para a Gestão e Mapeamento de Riscos, Monitoramento de Alertas, Mapa de Riscos, Relatórios e Análises, etc.

A Interact também oferece soluções para aquelas empresas que necessitam de uma Transformação Digital para potencializar os resultados através de uma gestão com controles integrados e seguros.

Somos a resposta para elevar seus resultados a um novo patamar. Acesse nosso site e conte com o Interact Suite SA para gerenciar, analisar e tomar decisões estratégicas.

 

Autora:

 

 

Bianca Wermann

Jornalista, Analista de Comunicação e Marketing da Interact Solutions.

 

compartilhe
o conteúdo

Inscreva-se em nossa newsletter