Uma Cooperativa é uma sociedade formada por, no mínimo, 20 pessoas e deve ser gerida de forma democrática e participativa, com objetivos econômicos e sociais comuns. Sendo assim, os associados, seus líderes e representantes possuem total responsabilidade pela gestão e fiscalização da mesma.
Na prática, se diferenciam das demais empresas por possuírem fundamentos relacionados ao humanismo, liberdade, igualdade, solidariedade e racionalidade. Além disso, suas decisões precisam ser tomadas de maneira conjunta, contando com a participação dos membros, sua finalidade principal é satisfazer as necessidades econômicas de todos os integrantes e também existe a distribuição de lucros de acordo com os investimentos de cada cooperado.
Apesar de existirem grandes diferenças entre empresas tradicionais e cooperativas, cooperativas também precisam enfrentar desafios relacionados à gestão corporativa e, uma das principais, é implantação da Governança Corporativa, que pode impactar diretamente em todos os âmbitos da mesma, por exemplo, financeiro, gestão de pessoas, sustentabilidade, entre outros.
O que é Governança Corporativa?
Para relembrar, a Governança Corporativa é um conjunto de processos, costumes e leis que norteiam a forma como uma organização é administrada.
Ao utilizarmos a definição do IBGC, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, resumimos para um sistema pelo qual as empresas e demais organizações, inclusive cooperativas, utilizam para serem dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo o relacionamento entre sócios, conselho administrativo, diretoria e órgãos de fiscalização e controle.
Seu intuito é fortalecer a organização e alinhar os interesses da empresa, dos sócios, diretores, acionistas e demais stakeholders a conciliarem esses interesses com os órgãos de fiscalização e regulamentação.
Entre os principais benefícios da Governança Corporativa, destacamos:
– Garantia que os processos e estratégias estejam sendo seguidos corretamente;
– Promoção à cultura de prestação de contas na empresa;
– Valorização da imagem da empresa, por meio da ética e da promoção de valores corporativos;
– Acrescenta positivamente no valor de mercado da empresa e sua competitividade;
– E atende aos princípios de compliance, pois a Governança Corporativa e o Compliance andam juntos, afinal são sinônimos de “estar em conformidade”.
Governança Corporativa e Cooperativas
Para que uma Cooperativa possa obter sucesso, é preciso equilibrar a dimensão social, focada no desenvolvimentos dos associados, e a dimensão econômica, focada na performance do negócio. E, isso é uma tarefa para a Governança Coorporativa!
Ela atua na resolução ágil e eficiente de conflitos, pois conta com um plano de contingência para resolução de conflitos, facilitando a tomada de decisão sob pressão.
Fornece aos cooperados históricos de informações para a tomada de decisão, norteando o planejamento da administração a longo prazo, necessitando apenas de reuniões de alinhamento e acompanhamento da Governança Corporativa.
Já no quesito confiabilidade, a governança permite orientar os esforços administrativos, propondo ações totalmente alinhadas aos objetivos estratégicos.
Como resultado, obtém-se o fortalecimento da confiança entre os públicos de relacionamento, especialmente clientes e cooperados, garantindo que todas as demandas serão executadas com o cuidado e atenção necessários para a melhora contínua dos processos e competitividade de mercado.
Desafios enfrentados
Um dos maiores desafios enfrentados por Cooperativas para a implantação da Governança Corporativa é o comprometimento de todos os públicos, como cooperados, líderes e colaboradores.
Além disso, mudanças significativas foram implantadas na economia cooperativa, necessitando atualização de seus modelos de gestão na mesma velocidade exigida pelo mercado.
Outro desafio é a necessidade de um software que possa fazer a gestão da Governança Coorporativa, adaptada para suas particularidades, capaz de gerir o grande número de informações e dados que circulam diariamente e que possa ser integrado aos demais sistemas ou que permite outras funcionalidades de gestão integradas.
Porém, isso pode ser resolvido com o Interact Suite SA.
A Interact também oferece soluções para o setor Cooperativo
O Interact Suite SA, software de Governança Corporativa, pode potencializar a transformação digital nas Cooperativas. Através dele, podem gerenciar, analisar e tomar decisões estratégicas do negócio, tudo isso com a segurança que o software Interact oferece.
Entre as soluções disponíveis para este segmento, destacamos ESG – Governança Ambiental, Social e Corporativa, PCN – Plano de Continuidade de Negócios, GRC – Governança, Riscos e Compliance, Gestão de Proteção de Dados, Gestão Estratégica, Gestão da Qualidade e muito mais.
Acesse nosso site para conhecer nossas soluções e potencialize sua Cooperativa com a gestão integrada e inovação, necessárias para manter a competição de mercado e otimização operacional.
Autora:
Bianca Wermann
Jornalista, Analista de Comunicação e Marketing da Interact Solutions.