Artigos

Gerenciar Projetos é Gerenciar Pessoas

26/10/2023
Gerenciar Projetos é Gerenciar Pessoas

Ao gerenciar um projeto, seja na função de Gerente de Projeto, Líder de Projeto ou Responsável pelo projeto, você terá diversas atribuições, dependendo do porte do projeto. Isso inclui conduzir reuniões, elaborar documentos, fazer estimativas de tempo e custos, estabelecer linhas de base de tempo, custo e escopo, adquirir materiais, garantir a qualidade, gerenciar riscos, controlar a alocação de recursos e envolver as partes solicitadas, entre outras atividades.

Independentemente das atribuições específicas, você estará sempre lidando com PESSOAS. Mesmo que o produto final seja um artefato, como um relatório, um documento ou um cronograma, é necessário interagir com as pessoas para produzir tais resultados.

Projetos são realizados POR pessoas, PARA pessoas. Portanto, é praticamente impossível separar a gestão de projetos da gestão de pessoas e acreditar que gerenciar um projeto é apenas montar um cronograma e enviá-lo por e-mail.

As pessoas são a base do projeto. É por meio delas que as entregas do projeto são executadas. Por essa razão, é fundamental que, como Gerente do projeto, você cultive relacionamentos saudáveis, tenha inteligência emocional para lidar com situações complicadas em que as emoções podem se exacerbar, pratique a escuta ativa para compreender as necessidades das partes interessadas, tenha habilidades de comunicação para manter as partes encorajadas sobre o andamento do projeto, saiba gerir conflitos e motivar sua equipe, entendendo o que a inspira a trabalhar em prol do sucesso do projeto.

Não estou sugerindo que as atividades burocráticas de um projeto não sejam importantes, pois são cruciais. É necessário ter conhecimento técnico para realizar muitas dessas atividades. No entanto, o que quero enfatizar é que as habilidades humanas são cada vez mais essenciais para o gerenciamento de projetos. Isso é evidente na última versão do Guia PMBOK, que adota uma abordagem centrada em pessoas, denominada Princípios do Gerenciamento de Projetos.

 

Alguns desses princípios estão intimamente ligados às pessoas:

  1. Seja um administrador diligente, respeitoso e atencioso: mantenha o compromisso e o engajamento respeitoso com os integrantes da equipe, incluindo remuneração, acesso à oportunidades e tratamento justo.
  2. Crie um ambiente colaborativo para a equipe do projeto: ao promover ambientes inclusivos e colaborativos, há troca de conhecimentos e experiências de forma mais livre e isto, por sua vez, favorece melhores resultados para o projeto.
  3. Envolva-se efetivamente com as partes interessadas: construa e mantenha relacionamentos sólidos por meio da comunicação e incentive a colaboração por meio de reuniões, diálogos informais e atividades para a trocas de conhecimentos.
  4. Demonstre comportamentos de liderança: liderança implica atitude, talento, caráter e comportamentos que influências as pessoas dentro e fora do projeto. Os projetos funcionam melhores quando os líderes entendem o que o motiva as pessoas.
  5. Adapte-se e seja resiliente diante das mudanças: criar adaptabilidade e resiliência em um projeto, mantém as equipes focadas no resultado quando há mudanças de fatores internos e externos, isso ajuda a se recuperar dos contratempos.

 

Ao reconhecer a importância das pessoas e desenvolver habilidades relacionadas à gestão de pessoas, você estará apto a liderar projetos de forma mais eficaz, aumentando as chances de sucesso e satisfazendo as partes envolvidas. Lembre-se de que gerenciar projetos não se trata apenas de tarefas técnicas, mas também de cultivar relacionamentos, motivar e engajar as pessoas, garantindo que o projeto alcance seus objetivos.

 

Autor: Fabiana C. Brugmann

PMP (Project Management Professional) | Consultora Especialista em Projetos | Coordenadora de Governança no PMIRS.

FB Gestão de Projetos, empresa parceira da Interact.

compartilhe
o conteúdo

Inscreva-se em nossa newsletter