
Dia 21/04 é o Dia Mundial da Criatividade e Inovação e não poderíamos deixar essa data passar em branco. Já se perguntou o motivo desses dois conceitos andarem juntos na maioria das vezes?
Buscando a definição de Criatividade, encontramos inventividade, inteligência e talento natos ou adquiridos para criar, inventar e inovar independente de sua área de atuação. Já a definição de Inovar, chegamos a “fazer algo como não era feito antes, renovar, restaurar, tornar novo”.
Dito isso, podemos concluir que a Criatividade está para Inovação e vice-versa. Andam juntas porque uma se alimenta da outra para obter resultados incríveis, seja na vida pessoal ou profissional.
E, se você é daquelas pessoas que não se considera criativa, saiba que está errado. Todo mundo nasce com potencial criativo, basta desenvolvê-lo e explorá-lo.
Já no âmbito empresarial, contar com profissionais criativos é uma vantagem competitiva enorme para o negócio, pois as equipes buscam soluções para problemas de forma mais eficaz, entre tantos outros benefícios.
Ambiente Empresarial com Criatividade e Inovação
A Criatividade e a Inovação precisam ser desenvolvidas e exploradas, e em um ambiente corporativo não é diferente.
É preciso criar uma atmosfera com essas características e considerar que papel da alta liderança é imprescindível, pois implica em alguns posicionamentos culturais como um todo.
A cultura é a base de um ambiente criativo e inovador, os colaboradores precisam se sentir seguros e estimulados a experimentarem, ao pensamento divergente e, principalmente, a serem profissionais curiosos.
O ambiente físico também influência na criatividade e inovação. Mas, se a estrutura corporativa for mais sóbria e séria, invista em espaços de inovação, como as salas de brainstorming, salas de treinamento e outros ambientes diversificados.
As capacitações e treinamentos são imprescindíveis para uma mudança de cultura, principalmente quando se trata da temática em questão.
Dicas para estimular a Criatividade e Inovação
– Processos de inovação: crie novos processos claros e objetivos de como as novas ideias serão recebidas, quais os critérios de avaliação e como acontecerá a implementação das ideias selecionadas.
– Disponibilize ferramentas: utilize softwares e tecnologias recentes, que estejam atentas às mudanças mercadológicas e também esteja sempre atento às tendências para identificar como podem ser utilizadas na empresa e como podem contribuir para realizar entregas mais eficientes para os públicos de interesse.
– Erros acontecerão: em um ambiente criativo e inovador os erros são oportunidades de aprendizado. Assim, os colaboradores se sentirão seguros e encorajados a pensar “fora da caixa”.
– Novos espaços: crie espaços físicos e digitais que estimulem a imaginação, áreas de descanso, paredes coloridas, aromatizadores de ambiente e música agradável.
– Diversidade: interagir com pessoas de diferentes áreas, origens e perspectivas promove o pensamento criativo e amplia a experiência de mundo e também os diferentes entendimentos e abordagens de um mesmo problema.
– Ofereça inspiração: aumentar o repertório através de livros, filmes, arte, música e natura estimula e impulsiona a criatividade dos colaboradores.
– Exercitar a mente é preciso: uma mente criativa precisa ser exercitada e atividades como palavras-cruzadas, quebra-cabeças e jogos são ideais para estimular o pensamento.
Empresas que levam o assunto a sério
A Natura é uma marca com muitos anos de experiência, mas conseguiu transformar seu valor a partir da criatividade e inovação. Tanto que hoje é reconhecida no mercado por sua abordagem sustentável e inovadora na área de cosméticos.
Estão sempre em busca de novos produtos naturais e orgânicos, além de adotarem práticas de negócio socialmente responsáveis.
O Duolingo, plataforma de aprendizado de idiomas, transformou a formato de ensino ao gamificar a aprendizagem e utilizar a Inteligência artificial para deixar tudo mais divertido. Por ser acessível, alcançou milhões de pessoas em todo o mundo.
Outros exemplos, desta vez da área da saúde, é a Pfeizer e a BioNTech. As duas empresas fizeram uma parceria inovadora para a criação da tão famosa vacina contra Covid-19, utilizando a tecnologia como uma estratégia para lidar com um desafio global vivenciado em 2020.
Ao analisarmos, todas possuem cases que foram sucesso por conta da criatividade e inovação de suas equipes. Nem todas são inovações gigantescas e mesmo assim foram sucesso, principalmente entre os clientes por serem consideradas soluções criativas e eficientes.
Provavelmente sua empresa já possui pessoas criativas que só precisam de um empurrãozinho para compartilharem suas ideias. Uma cultura criativa sempre transformará as equipes em inovadoras e sua empresa só terá a ganhar com isso.
Saiba como transformar sua empresa em Inovadora com o Interact Suite SA.