Artigos

Otimize a Gestão por Processos com a Inteligência Artificial

04/02/2025

A Inteligência Artificial pode otimizar e muito nosso dia a dia profissional e pessoal. Em outro artigo aqui do blog destacamos suas utilizações nas áreas de Marketing, Financeiro e também da Automação de Processos.

Mas é claro, que esses foram só alguns exemplos de utilização, pois suas possibilidades são infinitas. Na Gestão por Processos, por exemplo, atua de forma estratégica para análises e otimizações das operações, impactando na performance e fornecendo informações concretas e precisas para a tomada de decisão.

E, ao analisarmos os princípios do BPM, estes estão relacionados à otimização de processos de negócios, eliminando etapas desnecessárias, implantando a automação, preocupando-se com a satisfação do cliente, entre outros. Muito semelhantes ao papel da IA na Gestão dos Processos.

Logo, quando utilizados de forma conjunta podem potencializar os resultados, para que sobre mais tempo para a equipe, permitindo que se foquem nas atividades estratégicas.

IA e Processos na Prática

Quando falamos em IA e Processos na prática não estamos no referindo à utilização de chatbots populares por questões de segurança, afinal, serão compartilhadas informações estratégicas e estas versões recomendam o não fornecimento de dados da empresa ou dados estratégicos.

Inclusive, aconselha-se que a área de TI da empresa seja envolvida no processo de seleção da tecnologia mais adequada, considerando todas as exigências técnicas da empresa e também questões relacionadas à segurança de dados.

Após a escolha da ferramenta, a etapa de capacitação dos colaboradores e demais equipes envolvidas é imprescindível, garantindo que a tecnologia será utilizada de forma eficaz para atingir os objetivos almejados.

Feito isso, é hora de colocar a mão na massa para mapear os processos novos processos a avaliar os processos atuais. Nesta fase, a IA atua gerando insights valiosos e analisando uma grande quantidade de dados para que possa sugerir melhorias de processos.

Essas melhorias sugeridas podem contribuir de forma a aumentar a capacidade logística de uma empresa, por exemplo, adaptando-se às dinâmicas do mercado de forma mais rápida.

A IA também pode atuar na engenharia de processos, por utilizar algoritmos de aprendizado de máquina, permitindo a análise de um vasto histórico de dados, identificando padrões e operações correspondentes alinhadas aos objetivos do planejamento estratégico vigente.

E, por falar e operações e processos, a ferramenta também é capaz de desenhar processos e assegurar que o fluxo de trabalho seja adaptado à realidade, de acordo com os dados analisados.

Mas não pense que por desenhar os processos não será mais necessária a presença de um colaborador nesta etapa ou em todas as outras. Afinal, a associação entre a capacidade da Inteligência Artificial e o aprendizado que os humanos já possuem que fazem com que o trabalho realmente funcione.

Para otimizar ainda mais o dia a dia e garantir a assertividade nos processos, a automação também é um passo imprescindível. Além de garantir o funcionamento da operação, reduz custos, mínima intervenção manual, diminui erros e aumenta a eficiência da organização como um todo.

Dicas importantes

Para que tudo isso seja viável, a organização precisa ter um planejamento estratégico e clareza de quais os objetivos deseja alcançar, tanto ao longo de um período quanto com a utilização da IA para o BPM.

Caso contrário, o processo de associação da IA pode até ser divertido, mas não irá surtir efeitos, nem a curto nem a longo prazo.

Conhecer a fundo os processos da organização vai ajudar ainda mais, pois permitirá identificar lacunas prévias, direcionando a ferramenta para a área que possui necessidade. Isso também irá contribuir para o alinhamento de expectativas do projeto.

– Considere se existe a possibilidade de integração entre a IA adotada e as ferramentas já existentes na empresa, precisam ser compatíveis para que trabalhem de forma conjunta, caso contrário o trabalho será dobrado.

– Depois de feita as adaptações e melhorias sugeridas pela IA é preciso acompanhar o desempenho dos processos para identificar se estão realmente funcionando conforme o esperado. Converse com as pessoas envolvidas para receber um feedback e, sempre que necessário, faça novos ajustes.

– Ao escolher uma IA faça uma análise completa: segurança, custos, integrações, dificuldades e ROI.

Cultura Organizacional é a chave para incluir a IA na rotina e na Gestão por Processos, principalmente no aspecto da aprendizagem contínua.

Interact Suite SA também conta com Inteligência Artificial

Atualmente, em 2025, a Inteligência Artificial não é obrigatória nas empresas, nem na área de BPM. Contudo, traz um enorme diferencial competitivo, tornando as entregas mais eficientes e alinhadas às expectativas dos clientes.

E foi pensando nisso que na versão 10 do Interact Suite SA, lançada em 2024, o módulo de Gestão por Processos trouxe a IA através de um assistente virtual que otimiza seus processos no SA Process Manager.

Uma simples interação com o chat e o assistente entra em ação. Em poucos segundos ele irá oferecer sugestões inteligentes para aprimorar o fluxo descobrindo quais etapas podem ser eliminadas, identificando oportunidades de melhorias ou então gerando um modelo completo a partir do fornecimento de um título simples e descrição.

Se você está pensando em ter mais contato com a Inteligência Artificial na sua empresa essa pode ser uma ótima opção, pois também permite a automação de processos organizacionais.

Descubra mais acessando nosso site.

compartilhe
o conteúdo

Inscreva-se em nossa newsletter