Possuir uma Gestão da Qualidade em sua empresa é indispensável, principalmente se o seu negócio é da área da saúde ou indústria. Porém, para que essa gestão funcione é preciso estar sempre atento às diretrizes e regulatórios, que não são poucos.
E não só na área da saúde ou indústria, pois existem outros setores que são regulamentados e devem cumprir exigências pré-estabelecidas, impactando diretamente na padronização dos processos e inspeções e auditorias periódicas, a fim de identificar se seguem alinhadas às diretrizes.
Setores alimentícios, agrotóxicos, cosméticos, medicamentos, energia elétrica, telecomunicações, transporte, água e saneamento são outros exemplos de áreas regulamentadas, que precisam seguir padrões de qualidade.
Gestão da Qualidade
Trata-se de um conjunto de processos e técnicas utilizados por uma organização com o intuito de garantir que seus produtos ou serviços atendam às expectativas dos clientes e também os padrões de qualidade estabelecidos pelo mercado.
Para as empresas é muito importante, pois garante o alto padrão dos produtos e serviços e uma consistência nas atividades e processos utilizados na criação/execução dos produtos ou serviços.
Sua implantação e execução concentra-se em 4 pilares: o planejamento, controle, garantia e melhoria contínua. Feito isso, basta contar com um software eficiente para facilitar os controles no dia a dia.
Desafios enfrentados
Desafios estão sempre presentes, na fase de implantação, por exemplo, os principais são a falta de comprometimento, gestão da informação, adesão aos regulamentos, implementação de melhorias e a adoção da cultura da qualidade.
Já no dia a dia, os desafios estão relacionados à falta de planejamento, poucas ações voltadas para consumidores e para colaboradores, não medir e analisar resultados, desconsiderar ferramentas e princípios de qualidade, procrastinar a realização de mudanças necessárias, desorganização em processos, documentos e ações, ausência de metas e objetivos claros, entre outros.
O controle de processos, por exemplo, garante que todos os processos de produção sejam realizados de forma consciente e conforme padrões estabelecidos, desde a seleção de matérias-primas até o empacotamento final e entrega ao cliente.
A falta de padronização dos processos também leva a falhas e erros que podem passar despercebidos no dia a dia, prejudicando toda cadeia produtiva, além de impactar a entrega final.
Esse aspecto impacta também no controle das etapas de produção, sem processos padronizados fica difícil de monitorar o atendimento aos regulatórios.
Olhando por essa perspectiva, parece que processos são o centro de tudo para uma Gestão da Qualidade eficiente e adoção de regulatórios de forma satisfatória. Porém, é preciso lembrar daqueles que executam o processo: colaboradores.
E, por se tratar de pessoas, também existem inúmeros desafios a serem enfrentados e o principal está relacionado à resistência à mudança e a falhas de comunicação.
Por isso, antes de considerar as mudanças de forma prática, é preciso muito planejamento, além de contar com as ferramentas certas e suporte necessário.
Isso pode manter todas as áreas sempre alinhadas, evitando falha de comunicação e também resistência.
Colaboradores e Processos sempre alinhados
Existe uma forma eficaz de manter colaboradores e processos sempre alinhados: a tecnologia.
No caso da Interact, a tecnologia para executar a Gestão da Qualidade e manter a conformidade dos Regulatórios em dia é o Interact Suite SA, através da solução QMS e Regulatórios.
Com ele, a sua empresa passará a assegurar a melhoria constante dos processos, garantindo a qualidade dos produtos e serviços.
E, se você já deu um passo na implementação da Gestão da Qualidade e quer atender os regulatórios específicos do mercado, saiba que a solução está totalmente alinhada com as diretrizes da RDC-301- Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos, da ANVISA, ISO 9000, ISO 31000 e COSO.
Entre seus principais benefícios, encontramos o controle e alinhamento de indicadores estratégicos e operacionais, ferramentas gerenciais para o monitoramento visual de indicadores, o controle de planos de ação e projetos com cronograma e workflow, ferramentas sofisticadas de análise gerenciais e gerenciamento integrado de eventos de análise crítica.
E, por conta da solução contemplar as áreas de indicadores, riscos, documentação e ocorrência, torna-se completa para utilização em diversos segmentos, como indústria, saúde, mineração, entre outros. Além disso, os módulos podem ser adaptados de acordo com as necessidades da empresa, ampliando a gestão estratégica.
Acesse nosso site e saiba mais sobre o Interact Suite SA.
Conheça também um case de sucesso com a utilização do software, implantado em uma empresa de mineração.
Autor:
Bianca Wermann
Jornalista, Analista de Comunicação e Marketing da Interact Solutions