A Inteligência Artificial ou IA é uma tecnologia capaz de simular a inteligência humana, resultando em inúmeros benefícios para as empresas tanto no planejamento estratégico quanto nas otimizações e melhorias de processos organizacionais.
Dentre as vantagens competitivas, a IA pode conferir maior agilidade nos processos, redução de custos, aumento de volume de negócios, entre outros.
Apesar de parecer simples, muitas empresas ainda não conseguiram identificar como introduzir a IA na rotina de trabalho para usufruir de seus benefícios e acabam a encarando como algo assustador que pode colocar a segurança de dados e informações em risco.
Para auxiliar, separamos algumas dicas e exemplos de como inseri-la no dia a dia.
Como utilizar a IA em diversas áreas da empresa?
- Marketing
A área que mais tem se beneficiado das vantagens da Inteligência Artificial, e também uma das pioneiras, é o Marketing. Inclusive suas variações como o Endomarketing e a Comunicação Interna.
Ferramentas de Ads, Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, contam com otimizações de IA para melhorar os resultados das campanhas de anúncios e coleta de dados, capazes de fornecer informações para a tomada de decisões nestes investimentos.
Na segmentação de clientes por sua vez, a tecnologia contribui com base em características e comportamentos específicos. Com seu resultado, as estratégias de Marketing podem ser melhores direcionadas.
Pode contribuir com sugestões de pautas relevantes para seu público, facilitando a criação de conteúdo para blogs e redes sociais.
Já na Comunicação Interna, a IA garante mais fluidez nas pesquisas de satisfação, permite criar conteúdos de interesse para cada área e facilita na criação de apresentações para reuniões.
2. Financeiro
A Inteligência Artificial atua na área financeira com o auxílio de softwares de gerenciamento financeiro e orçamentário, otimizando a rotina dos profissionais. Com ele é possível otimizar o controle de fluxo de caixa, construção do planejamento orçamentário e análise de indicadores de desempenho.
E, por falar em análise, algumas IA’s já são usadas para analisar dados financeiros a fim de identificar fraudes e riscos, realizar análises de investimentos e até previsão de desempenho financeiro.
3. Automação de processos
Os processos das organizações têm sido muito beneficiados pela Inteligência Artificial, pois são capazes de utilizar softwares que avaliam os processos e encontram formas de otimiza-los e desburocratiza-los.
Além disso, é possível identificar e automatizar tarefas repetitivas, como disparo de e-mail marketing, o processo de vendas, agendamento de entrevistas, entre outros. Tudo isso com a capacidade de automatizar e ainda processar dados coletados.
Essas automações impactam diretamente na eficiência, agilidade e na redução de tempo e custos sem comprometer a qualidade dos processos.
Interact Suite SA também oferece Inteligência Artificial
O módulo SA Process Manager, focado na Gestão por Processos, em sua versão 10 passou a contar com a Inteligência Artificial no BPM através de um assistente de IA.
Com uma simples interação no chat, o assistente entrará em ação e, em questão de segundos, oferece sugestões inteligentes para aprimorar o fluxo. Com ele, você identifica etapas dos processos que podem ser removidas, recebe sugestões e oportunidades de melhoria e também pode gerar um Modelo completo a partir de um simples título e uma descrição.
Faça a Inteligência Artificial trabalhar a seu favor e otimize seus processos!
Acesse nosso site e saiba mais.
Autora:
Bianca Wermann
Jornalista, Analista de Comunicação e Marketing da Interact Solutions.