Um projeto pode ser comparado a um empreendimento temporário, por ter início e fim determinados através de um escopo e contar com recursos predefinidos. Outro fator que favorece essa comparação é que, normalmente, são colocados em prática para criar um produto, serviço ou gerar um resultado ou até mudanças na empresa.
E como todo empreendimento, um projeto também precisa de gestão, principalmente para auxiliar as equipes a organizarem, acompanharem e executarem as ações do projeto em si ao longo de sua duração.
Gerir projetos também se trata de gerir pessoas e ações que envolvam muitas áreas diferentes da empresa, logo, é preciso muita organização para manter tudo em ordem.
Para facilitar a Gestão de Projetos, surgiram 3 principais metodologias para a gestão, agrupando boas práticas e métodos que facilitam a gestão e otimizam o tempo.
Tipos de Metodologias
– Preditivas: são aquelas que priorizam o controle e o planejamento do projeto. Também são consideradas metodologias clássicas ou tradicionais, por terem sido as primeiras formas estruturadas de Gestão de Projetos.
– Ágil: também conhecida como adaptativa, foca no valor da entrega. Nestas metodologias, os projetos são estruturados ao longo de sua execução, se adaptando com as necessidades apresentadas ao longo do caminho.
– Híbrida: é a união dos métodos preditivos e ágeis, para que haja um detalhamento maior do projeto, sempre mantendo-o aberto a reavaliações constantes, priorizando uma resposta rápida às mudanças.
Métodos de Gestão de Projetos
Existem inúmeros métodos de Gestão de Projetos, porém vamos focar em alguns mais conhecidos e mais utilizados entre os profissionais da área.
Entre os métodos preditivos ou tradicionais, encontramos o PMBOK. A sigla representa Project Management Body of Knowledge ou Corpo de Conhecimento em Gerência de Projetos.
O PMBOK corresponde à padronização das melhores práticas em projetos, como um certificado de qualidade capaz de definir o que fazer para obter melhores resultados. O material é compilado pelo PMI (Project Management Institute) e é considerado a base do conhecimento sobre a Gestão de Projetos
Outro método muito comum entre as metodologias preditivas é o Cascata, que funciona através de etapas sequenciais. Isso significa que uma nova etapa do projeto só poderá ser iniciada após a etapa anterior ter sido totalmente concluída, assim seguindo uma lógica de cascata.
Já entre os métodos e ferramentas ágeis, destacamos o Kanban, Scrum e Diagrama de Gantt.
Começando pelo Kanban, que também costuma ser utilizado em outras áreas para gestão de equipes e tarefas, auxilia a identificar de forma prática as atividades classificando-as como “Para Fazer”, “Em Andamento”, “Finalizadas” e “Em aprovação”.
Sua principal facilidade é a integração das pessoas em um só ambiente, identificando responsáveis e status das tarefas com o objetivo de obter resultados melhores.
Seguindo nessa linha, o Scrum divide os projetos em partes nomeadas Sprints, caracterizados por ciclos de 2 a 4 semanas de duração para entregar tarefas e gerenciar prazos. Para alinhamento, ocorrem reuniões diárias para acompanhamento do progresso do Sprint e avaliação das próximas etapas.
O Gráfico de Gantt, por sua vez, é uma forma visual de organizar o cronograma do projeto através de um diagrama, permitindo controlar o fluxo de trabalho. Funciona como uma linha do tempo, que mostra as informações de forma rápida e prática, fazendo com que seja uma das mais usadas na Gestão de Projetos.
O que considerar ao escolher a metodologia/método?
Apesar de termos citado apenas alguns, existem inúmeros outros que podem até confundir os profissionais da área no momento da escolha do mais adequado para realizar a gestão de seus projetos.
É importante ter um histórico e tomar a decisão em conjunto com todos os integrantes do projeto, identificando quais outros métodos funcionaram em experiências anteriores ou quais já tiveram contato.
Considere também os requisitos do projeto e as expectativas do cliente, pois podem haver fatores que interfiram nesta escolha de metodologias, podendo se adequar mais com um tipo específico.
Outro fator importante a ser considerado são as metas organizacionais associadas aos custos do projeto, além da estrutura da equipe, sendo ela virtual ou física.
E, por fim, não é preciso escolher uma única metodologia ou método. A equipe e os responsáveis pelo projeto podem reunir os elementos positivos de cada metodologia de forma individual, criando um processo que funcione para a realidade da equipe em questão.
Interact Suite SA para Gestão de Projetos
O Interact Suite SA conta com um módulo exclusivo para a Gestão de Projetos: SA Project Manager.
Ele possibilita o planejamento e o acompanhamento de seus projetos de acordo com cada fase de seu ciclo de vida, permitindo a supervisão do começo ao fim de todas as etapas de gerenciamento.
O módulo também possui aplicações e ferramentas adicionais. Entre elas você encontra o Gráfico de Gantt, o SA Scrum e o Kanban, métodos citados ao longo deste artigo.
Para ficar ainda mais completo, aplicações como alocação de recursos, documentos, gestão de riscos, status report, monitoramento e relatórios e análises gerenciais também são possíveis ao longo da gestão.
Quer saber mais? Acesse nosso site agora mesmo e torne ainda mais simples a gestão de seus projetos!
Autora:
Bianca Wermann
Jornalista, Analista de Comunicação e Marketing da Interact Solutions.