No dia 02/07 comemora-se o Dia Mundial dos Hospitais. A data tem como objetivo comemorar a criação dos hospitais e celebrar os inúmeros e valiosos serviços prestados pelas instituições hospitalares no mundo.
Na antiguidade, espaços semelhantes a hospitais eram mais comuns para tratar os feridos de guerra, enquanto que as doenças da população em geral eram tratadas em casa. Apesar das variações ao longo da história, sempre foi função do hospital cuidar de doentes.
Novos conceitos da era moderna foram criados e, de acordo com peritos da OMS, o hospital possui funções relacionados à restauração da saúde, prevenção da enfermidade, educação e pesquisa.
Porém, para que isso realmente aconteça, é preciso enfrentar uma série de desafios que também vieram com as evoluções dos tempos modernos. Por isso, separamos algumas dicas e ferramentas que podem ser utilizadas para driblar os desafios.
Tendências e Ferramentas para aprimorar a Gestão Hospitalar
- Transformação Digital:
A Transformação Digital já é uma realidade em muitos segmentos e na área da Saúde não seria diferente.
Além da digitalização de documentos e prontuários, promove a incorporação de tecnologia também na jornada do paciente, mapeando pontos de contato, facilitando as interações e conferindo maior eficácia nos protocolos de prevenção e de tratamento.
2. Experiência do Paciente:
Entre as métricas e indicadores analisados pela gestão atual, a Experiência do Paciente passa a ter maior peso.
A busca deve ser contínua para a melhora da experiência em todas as etapas, desde a entrada até a saída do paciente.
Neste aspecto, as novas tecnologias oportunizadas pela Transformação Digital permitem a comunicação e a coleta de feedbacks para manter a satisfação e fidelizar os pacientes.
3. Segurança da Informação:
As informações da área da saúde sempre tiveram exigências mais rígidas em relação à segurança. Com a LGPD passou a ser ainda mais, pois esses dados passaram a ser classificados como sensíveis, exigindo novas medidas e até softwares adequados para garantir a segurança dessas informações.
Outras medidas de segurança também podem ser implementadas como a autenticação de dois fatores, backups em nuvem, desativação de sessões por inatividade, backups periódicos para preservar as informações, entre outras.
4. Análise de indicadores:
Para uma gestão eficiente, indicadores adequados e confiáveis são fundamentais!
Informações e dados irão contribuir para tomar decisões mais assertivas, para o aperfeiçoamento dos processos, personalização de tratamentos, aprimorar os controles internos, entre muitas outras possibilidades.
5. Gestão de documentos eficiente:
Regulamentações e leis da área da saúde passam por atualizações constantes, logo, os documentos precisam estar sempre atualizados.
Além de garantir a apresentação dos documentos solicitados por órgãos regulatórios, a Gestão de Documentos Eficiente contribui para o controle dos processos internos e suas atualizações.
As soluções da Interact para o segmento Saúde
A Interact Solutions oferece soluções completas para a área da saúde, possibilitando a transformação na gestão e disponibilizando tudo que a instituição precisa para aumentar a eficácia dos processos.
Entre as soluções disponíveis, destacamos o GRC – Governança, Riscos e Compliance, a Gestão de Proteção de Dados, Gestão da Qualidade, Gestão por Processos, entre outros.
O software permite o planejamento do negócio, controle do desempenho com indicadores, gestão dos projetos de inovação, desempenho da produção, modelagem e automação de processos, mapeamento de riscos, melhora do desempenho pelos controles, retenção da cultura organizacional, maior segurança do negócio e produtividade, além da padronização de processos em setores e filiais.
Acesse nosso site e saiba mais.
Aproveite também para conhecer nossos cases de sucesso:
– Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Autora:
Bianca Wermann
Jornalista, Analista de Comunicação e Marketing da Interact Solutions.