No dia 21/09, ocorreu a 4ª edição do BPM Hackathon, organizado pela Interact e Interact Latam. O evento também contou com o apoio de empresas internacionais, como a ABPMP Bolívia, ABPMP América Central e Caribe, ABPMP Equador, ABPMP Espanha, Global Trust Association, InfoQualiti, PMC e UNIR.
O evento recebeu mais de 560 inscritos de mais de 20 países diferentes, entre eles Brasil, Equador, Peru, Colômbia, México, Argentina, Espanha, Portugal, Honduras, Panamá, etc.
Com o objetivo de desenhar, melhorar, analisar e automatizar um processo de Gestão de Reclamações de Clientes de uma empresa fictícia, os participantes se juntaram em grupos por mais de 12 horas de evento para cumprir desafios e pegar suas bandeiras em busca de novos aprendizados e conhecimento.
Para isso, era preciso utilizar o ciclo de Gestão por Processos BPM, Modelo de Maturidade em Processos (BPMM), Inteligência Artificial e Análises de Dados. Entre as ferramentas disponíveis para cumprir os desafios, destacamos o Interact Flow e o SA Process Manager, módulo do Interact Suite SA.
Conectando metodologia e prática
Para preparar as equipes para os desafios, o BPM Hackathon contou com palestras de Pedro Robledo, presidente do capítulo da ABPMP Espanha, e de JuanMa Espinoza, especialista e autor da #LaGuíaESM.
Em sua fala, Pedro Robledo trouxe insights quanto à associação do BPM com a Inteligência Artificial e ferramentas gratuitas, como o Chat GPT.
E, como o Modelo de Maturidade em Processos também era requisito para as atividades do dia, aproveitou para explanar sobre o modelo disponível no Interact Flow, que foi inspirado em seu próprio modelo criado em 2014.
“Para mim foi novamente um prazer participar com uma palestra sobre IA Generativa aplicada ao BPM.” – destaca Robledo que já participa da 4ª edição do evento.
Já a palestra de JuanMa Espinoza abordou estratégias de Transformação Digital nas empresas, considerando todos os aspectos envolvidos, como fatores externos, mercado, estrutura, processos, entre outros.
“Eventos como o BPM Hackathon conseguem integrar organizações de diferentes naturezas, como a universidade, o setor empresarial, as associações e o fornecedores. Esse tipo de iniciativa contribuiu para o desenvolvimento e fortalecimento de um ecossistema em que todos os participantes se beneficiam.” – destaca Fernando Estrada, diretor da Interact Latam.
Fernando ainda reforça que a essência do Hackathon é incentivar a competitividade entre os participantes, cujo foco do desafio é centrado na aplicação do conhecimento baseado em metodologias e boas práticas de gestão.
Evolução da Hackathon
A Hackathon já se tornou um evento tradicional e muito esperado pelo o público da Interact Latam. Tanto, que na edição de 2023 foi estendida para o público da Interact Solutions.
Desde sua primeira edição, ocorrida em 2020, o evento apresentou crescimento, tanto de palestrantes quanto de público, tanto que nas 4 edições juntas já acumulamos mais de 1500 inscritos
Esta 4ª edição do BPM Hackathon se destacou, reunindo o maior número de inscritos da história, ficando marcada também por ser a primeira edição hibrida.
Confira também alguns depoimentos de facilitadores e participantes
“Participar como facilitadora na 4ª BPM Hackathon foi uma experiência muito enriquecedora. Esta foi minha primeira vez como facilitadora e me senti muito tranquila graças ao apoio e ajuda constante que recebi. Também foi possível compreender os aspectos envolvidos em desempenhar essa atividade em um evento desta magnitude.” Patrícia Valdez, Paraguai – Facilitadora Virtual
“Participar como facilitador da 4ª BPM Hackathon foi incrivelmente gratificante. Ver como as equipes transformam ideias em soluções reais e poder guia-los neste processo foi uma experiência inspiradora. Me encheu de energia poder compartilhar meu conhecimento e aprender com eles.” Ignacio Quishpe, Equador – Facilitador Presencial
“A experiência foi muito enriquecedora. Aprender a utilizar as ferramentas que a Interact oferece para as análises, otimizações e automatizações de processos foi muito importante para minha experiência profissional.” Edith Fernandez – Participante da equipe vencedora, México
“É minha segunda participação e a experiência é sempre enriquecedora. O ambiente do evento em formato virtual fomenta a colaboração e a criatividade. A proposta do evento em si te desafia a gerir e analisar uma grande quantidade de informações para pegar as flags e é aí que as diferentes habilidades se fazem presentes no trabalho da equipe.” Neri Luis Quintana Latorre, Participante da Equipe Vencedora – Paraguai.