Artigos

4 Coisas que você precisa saber sobre a Acreditação

06/06/2024
4 Coisas que você precisa saber sobre a Acreditação

A Acreditação é um dos principais instrumentos de avaliação utilizado por instituições de saúde para ampliar a qualidade, segurança e eficiência dos serviços prestados aos pacientes. É tão importante, que tem um dia dedicado à certificação.

Anualmente no dia 09/06, o Fórum Internacional da Acreditação e o ILAC (International Laboratory Accreditation Cooperation) comemoram o Dia Mundial da Acreditação com um tema diferente.

E para que esta data não passe em branco, resolvemos separar 4 coisas que você precisa saber sobre a Acreditação.

 

1) Órgãos Acreditadores

Atualmente existem diversos órgãos acreditadores que devem ser selecionados de acordo com suas especificidades e objetivos da instituição que busca a acreditação.

A Accreditation Canada, é do Canadá e oferece acreditação hospitalar internacional, pautada nos princípios Medicina Baseada em Evidências, Governança Clínica e Redução da Sobrecarga dos Colaboradores.

A HIMSS, Healthcare Information and Management Systems Society, é uma organização internacional sem fins lucrativos. Sua principal função é aprimorar as assistências em saúde com o apoio da tecnologia.

Outro órgão acreditador é o JCI, Joint Commission Internacional, empresa americana considerada uma das principais acreditadoras. Visa desde a melhoria dos cuidados junto aos pacientes até a criação de melhores condições de atuação para os profissionais e formas de aperfeiçoar o gerenciamento interno.

A National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations, também americana, tem foco na otimização dos resultados hospitalares. E, apesar de não ser brasileira, possui grande credibilidade no contexto nacional.

Há também o Programa de Acreditação Amil, focado em empresas de ondontologia, e a QMentum, empresa canadense, que atende requisitos mundiais de biossegurança e maximização da qualidade dos serviços médicos.

E por fim, a mais conhecida no Brasil, Organização Nacional de Acreditação (ONA), considerada a principal acreditadora do país, cuja certificação é fonte de grande prestígio.

 

2) Alinhamento

Para que a Acreditação aconteça, é preciso ter processos e equipes alinhados. Trata-se de um processo que exige dedicação de todos os colaboradores, mesmo aqueles que não terão seus processos auditados diretamente.

Os esforços conjuntos também devem ser geridos de maneira adequada e equilibrada, certificando-se de que todos os profissionais estejam prontos para reconhecer problemas e mapear formas de aprimorá-los.

 

3) Benefícios

A Acreditação garante a segurança dos pacientes e profissionais de saúde e aumenta significativamente a qualidade dos serviços prestados, impactando diretamente nos resultados financeiros.

Ao longo da preparação, há integração entre diferentes departamentos e profissionais de saúde, unificando seus interesses e objetivos. Além disso, melhora as condições de trabalho e reflete no clima organizacional.

A melhoria continua provocada pelas auditorias internas e externas, juntamente do certificado de acreditação, proporciona reconhecimento de marca do hospital ou clínica, diferenciando-se no mercado.

Conquistar o certificado de Acreditação é sinônimo de busca constante por inovação, qualidade e saúde.

 

4) Por que buscar a Acreditação?

Apesar de não ser obrigatória, como já mencionado anteriormente, a Acreditação confere mais credibilidade à sua instituição.

Demonstra seriedade e preocupação na prestação de serviços aos clientes, contribuiu para o alinhamento de processos internos e estabelece padrões.

Já para instituições privadas, além dos motivos citados anteriormente, posiciona a marca como inovadora, podendo destacar-se das demais concorrentes.

Inclusive, estudos feitos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo demonstraram que entre os 5 hospitais de São Paulo estudados, todos eles puderam notar aumento da produtividade e do nível de satisfação dos pacientes após a Acreditação.

 

Apesar disso, a adesão desta certificação por parte dos brasileiros ainda é considerada baixa. Por ser uma certificação voluntária, ainda há resistência ou até desinteresse.

Em 2021, por exemplo, a porcentagem de hospitais brasileiros certificados representava apenas 6,5% do total e, em três anos, o crescimento em quantidades foi de apenas 174 hospitais. (Dados da DataSUS)

O que está faltando para submeter sua empresa à auditoria de Acreditação?

 

Acesse nosso site e confira nossas soluções e ebooks sobre o assunto.

 

Leia também:

 

 

Autora:

 

 

Bianca Wermann

Jornalista, Analista de Comunicação e Marketing da Interact Solutions.

compartilhe
o conteúdo

Inscreva-se em nossa newsletter